Por Renildo Rodrigues
Em ambos os vencedores da categoria Melhor Roteiro (Adaptado e Original), os premiados foram a inteligência da trama e dos diálogos: tanto Os Descendentes quanto Meia-Noite em Paris valorizam essas qualidades, tão desprezadas no cinema comercial da atualidade.
Em Os Descendentes (Melhor Roteiro Adaptado), o diretor do filme, Alexander Payne, junto com Nat Faxon e Jim Rash, optou pela sensibilidade na adaptação do romance de Kaui Hart Hemmings. A história de um pai de família (George Clooney) às voltas com as transformações trazidas pelo acidente da esposa virou uma bela reflexão sobre os relacionamentos familiares.
Os Últimos Cinco Vencedores do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado:
2007 – William Monahan - "Os Infiltrados"
2008 – Ethan e Joel Coen - "Onde os Fracos Não Têm Vez"
2009 – Simon Beaufoy - "Quem Quer Ser um Milionário?"
2010 – Geoffrey Fletcher - "Preciosa – Uma História de Esperança"
2011 – Aaron Sorkin - "A Rede Social"
Já Meia-Noite em Paris (Melhor Roteiro Original) traz um Woody Allen revitalizado, na esteira de sucessos como Vicky Cristina Barcelona (2008) e Tudo Pode Dar Certo (2009). A nostálgica aventura do escritor Gil Pender (Owen Wilson) pela Paris de seus ídolos literários diverte, comove e faz o espectador pensar. Mais um gol na carreira do veterano diretor, e seu primeiro Oscar desde Hannah e Suas Irmãs (1986).
Os Últimos Cinco Vencedores do Oscar de Melhor Roteiro Original:
2007 – Michael Arndt - "Pequena Miss Sunshine"
2008 – Diablo Cody - "Juno"
2009 – Dustin Lance Black - "Milk – A Voz da Igualdade"
2010 – Mark Boal - "Guerra ao Terror"
2011 – David Seidler - "O Discurso do Rei"
Nenhum comentário:
Postar um comentário