10 - Os Miseráveis
Direção: Tom Hooper
Elenco: Sacha Baron Cohen, Helena Bonham Carter, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Hugh Jackman, Russell Crowe
Sinopse: O prisioneiro Jean Valjean (Hugh Jackman) busca por redenção, após ter sido preso por ter roubado pão para alimentar sua família, em meio à crise na França revolucionária.
Pode Dar Certo: a decisão do diretor vencedor do Oscar por "O Discurso do Rei" de colocar os atores para cantarem sem playback ajuda a dar veracidade para as cenas, o que pode minimizar os preconceitos da parte do público que não suporta musicais por os considerarem artificiais. Além disso, possui um elenco com, pelo menos, três astros do primeiro time de Hollywood: Hathaway, Jackman e Crowe.
Pode Dar Errado: desde
1907, a história baseada no clássico livro de Victor Hugo é adaptada
para os cinemas. Será que o público se empolga com uma trama mais do que
conhecida?
9 - Homem de Ferro 3
Direção: Shane Black
Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Guy Pearce, Ben Kingsley, Paul Bettany, Rebecca Hall, Jon Favreau, Don Cheadle
Sinopse: Quando o industrial arrogante, porém brilhante, Tony Stark/ Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) vê seu mundo pessoal destruído pelas mãos de seu inimigo, ele embarca em uma angustiante jornada para encontrar os responsáveis. Uma jornada que a cada reviravolta seus brios serão testados. Pressionado, Stark terá de sobreviver lançando mão dos próprios dispositivos, contando apenas com sua engenhosidade e instintos para proteger aqueles que lhe são mais próximos. Em sua luta, Stark descobre a resposta para a pergunta que o atormenta em segredo: o homem faz o traje ou é o traje que faz o homem?
Pode Dar Certo: assim como foi comentado sobre "Thor 2", esta sequência já entra no lucro após o fenômeno de "Os Vingadores". Para completar, Downey Jr. conseguiu colocar um personagem do segundo escalão das HQs no mesmo nível de Homem-Aranha e X-Men nos cinemas (Batman está um pouco a frente devido a Nolan). Deve ser uma das três maiores bilheterias do ano.
Pode Dar Errado: com excesso de piadas sem graça e pouca ação, "Homem de Ferro 2" manchou um pouco a qualidade da série. Reencontrar o caminho, equilibrando os dois lados, é o principal dever desta sequência.
8 - Lincoln
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Daniel Day-Lewis, Joseph Gordon-Levitt, Tommy Lee Jones, Jackie Earle Haley, Sally Field
Sinopse: Cinebiografia do 16º presidente norte-americano que liderou o Norte dos Estados Unidos na vitória durante a Guerra Civil. O longa enfatiza os tumultuados meses finais do presidente no cargo. Em um país dividido pela guerra e varrido por fortes ventos de mudança, Lincoln (Daniel Day-Lewis) segue estratégia para encerrar a guerra, unir o país e abolir a escravatura. Com coragem moral e determinação férrea de vencer, suas escolhas nesse momento crítico mudarão o destino das gerações futuras.
Pode Dar Certo: tem Daniel Day-Lewis. Basta, não?
Pode Dar Errado: o patriotismo americano exagerado e a mão melosa de Spielberg podem afetar o resultado final.
7 - Star Trek - Além da Escuridão
Direção: J. J. Abrams
Elenco: Chris Pine, Zoe Saldana, Zachary Quinto, Alice Eve, Karl Urban, Simon Pegg, Anton Yelchin
Sinopse: Quando a tripulação da Enterprise é chamada de volta para casa, descobre que uma força de terror incontrolável, de dentro da própria organização, detonou a frota e tudo aquilo que ela representa, deixando nosso mundo em situação de crise. Tendo contas pessoais a ajustar, o Capitão Kirk lidera uma caçada humana em um mundo em zona de guerra para capturar um homem que é por si só uma arma de destruição em massa. Na medida em que nossos heróis são lançados em um jogo de xadrez épico de vida ou morte, o amor será contestado, amizades serão rompidas e sacrifícios terão de ser feitos pela única família que Kirk ainda possui: sua tripulação.
Pode Dar Certo: a série se revitalizou com a chegada de Abrams (criador de "Lost") e novos atores talentosos (Pine e Yelchin são os melhores). A continuação era mais que inevitável e se mantiver a trama com elementos que misturam o sci-fi com o desenvolvimento de cada personagem, será sucesso na certa.
Pode Dar Errado: o primeiro filme desta nova etapa foi lançado em 2009. A diferença de quatro anos de um longa para o outro pode atrapalhar o público a se recordar de detalhes da trama original.
6 – O Grande Gatsby
Direção: Baz Luhrmann
Elenco: Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan, Isla Fisher, Joel Edgerton, Tobey Maguire
Sinopse: O aspirante a escritor Nick Carraway (Tobey Maguire) deixa o Centro-Oeste americano e chega a Nova York, na primavera de 1922, em uma era de afrouxamento moral, jazz resplandecente e rios de contrabando. Perseguindo o próprio sonho americano, Nick vira vizinho de um misterioso e festeiro milionário, Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), quando vai viver do outro lado da baía com a prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan) e seu marido mulherengo de sangue azul Tom (Joey Edgerton). É assim que Nick é atraído para o mundo cativante dos milionários, suas ilusões, amores e fraudes. Ao testemunhar fatos de dentro e fora do mundo que ele habita, Nick escreve um conto de amor impossível, sonhos incorruptíveis e tragédias que espelham conflitos em tempos modernos.
Pode Dar Certo: o cuidado da recriação de época e o elenco liderado por DiCaprio são ótimos indicadores de um grande filme.
Pode Dar Errado: Luhrmann gosta de dirigir histórias épicas imprimindo um toque frenético na montagem e detalhismo na direção de arte. Se em "Moulin Rouge" ele aliou o vigor estético com a trama que contava, em "Austrália" se perdeu completamente com um enorme fracasso. Voltar à velha forma é o desafio deste novo longa. Além disso, Gatsby, assim como "Os Miseráveis", já foi contada inúmeras vezes no cinema. Precisará de algo novo para surpreender.
5 - Guerra Mundial Z
Direção: Marc Forster
Elenco: Brad Pitt, Mireille Enos, David Morse, Matthew Fox, David Morse
Sinopse: Gerry Lane (Brad Pitt), representante da ONU, viaja pelo mundo em uma corrida contra o tempo para impedir devastação da humanidade por zumbis.
Pode Dar Certo: ver Brad Pitt, dedicado a filmes mais adultos nos últimos anos, correndo atrás de zumbis é um bom atrativo. Além disso, o trailer mostrou que possui ótimos efeitos especiais e será bastante movimentado.
Pode Dar Errado: briga entre Forster e Pitt, atrasos nas filmagens, terceiro ato totalmente reescrito e enredo alterado, versão inicial com apenas 52 minutos (!)... Com tanta confusão nos bastidores, o filme vai conseguir se salvar?
4 - Faroeste Caboclo
Direção: René Sampaio
Elenco: Isis Valverde, Fabrício Boliveira, Felipe Abib, Antonio Calloni
Sinopse: Narra a história de João de Santo Cristo, um traficante nascido no Nordeste do Brasil, que se muda para Brasília e se redime ao apaixonar-se por uma mulher chamada Maria Lúcia, sendo posteriormente assassinado por Jeremias, um traficante rival. Faroeste Caboclo é inspirado na música homônima de Renato Russo, da Legião Urbana.
Pode Dar Certo: todos os que um dia já ouviram a canção vão se sentir atraídos em assistir o filme. Além disso, a letra de Renato Russo é rica e dá uma ótima história, se bem trabalhada.
Pode Dar Errado: a história da música é mais do que conhecida. Se não houver novidades, pode causar insatisfação pela falta de criatividade. Se alterar muito, mexerá com os fãs xiitas da Legião. Um dilema duro de se resolver.
3 – Django Livre
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Leonardo DiCaprio, Christoph Waltz, Jamie Foxx, Sacha Baron Cohen
Sinopse: Django (Jamie Foxx) é um escravo, comprado pelo caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz) para auxiliá-lo em uma missão. A dupla acaba fazendo amizade e, após resolver os problemas do caçador, parte em busca por Broomhilda (Kerry Washington), esposa de Django. Para isso, eles devem enfrentar o vilão Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), proprietário da escrava.
Pode Dar Certo: Tarantino nunca negou que os faroestes foram uma das maiores fontes de inspiração da carreira. "Kill Bill" que o diga. Se já acertou em filmes policiais e de ação, imagina em um longa do gênero que é fã? Para completar, traz DiCaprio no primeiro papel de vilão da carreira.
Pode Dar Errado: quem está no nível de Tarantino sabe que qualquer deslize, mesmo que mínimo, é visto como imperdoável. Expectativas altas, muitas vezes, acabam em decepção.
2 - Homem de Aço
Direção: Zack Snyder
Elenco: Henry Cavill, Amy Adams, Russell Crowe, Kevin Costner, Michael Shannon, Diane Lane, Michael Clarke Duncan
Sinopse: Clark Kent/ Kal-El (Henry Cavill) é um jovem jornalista, nascido no planeta Krypton. Adotado na Terra por Martha (Diane Lane) e Jonathan Kent (Kevin Costner), Clark vive atormentado, procurando uma razão de sua existência como terráqueo e como utilizar seus superpoderes para ajudar a humanidade a viver em paz e proteger aqueles que ama.
Pode Dar Certo: o roteiro, a Kriptonita (não resisti!) dos filmes da série nos últimos anos, está sob o comando de Christopher Nolan, o cineasta que ressuscitou Batman. Aliado a um diretor como Snyder, o qual aposta muito no visual de seus filmes, "Homem de Aço" pode ser o retorno definitivo do Superman.
Pode Dar Errado: tem o peso de ser o filme que vai definir o destino do herói nos cinemas. Um novo fracasso pode fazer com que o Superman suma por um bom tempo das telonas. Depender do desconhecido Henry Cavill para conquistar o público é um risco altissímo. Deu certo com Hugo Jackman como Wolverine, porém, o acerto não se repetiu com Brandon Routh como Clark Kent.
1 – Antes da Meia-Noite
Direção: Richard Linklater
Elenco: Ethan Hawke e Julie Delpy
Sinopse: Desta vez, Jesse e Celine se encontram em Messenia, na Grécia, nove anos após os acontecimentos vistos em "Antes do Por-de-Sol".
Pode Dar Certo: continuação de dois dos maiores romances da história do cinema, "Antes da Meia-Noite" promete trazer inteligência e sensibilidade às telas, além de proporcionar o reencontro do público com dois personagens que acompanhamos se desenvolverem nas últimas duas décadas através de diálogos brilhantes.
Pode Dar Errado: o que a série tem a trazer de novo após "Antes do Amanhecer" e "Antes do Por-Do-Sol"? Corre o risco de fazer com o que os filmes anteriores percam a aura de novos clássicos.
==================================================================================================
Outros filmes para se ficar de olho em 2013
A Viagem
O Voo
Oblivion
Se Beber, Não Case III
Pacific Rim
Elysium
The End Of The World
Universidade Monstros
Giovanni Improta
Captain Phillips
O Mestre
Duro de Matar 5
After Earth
Sin City 2
João e Maria: Caçadores de Bruxas
Oz: Mágico e Poderoso
Jack: O Caçador de Gigantes
Hitchcock
Percy Jackson e o Mar de Monstros
Velozes e Furiosos 6
Machete Mata
Todo Mundo em Pânico 5
Meu Malvado Favorito 2
Os Smurfs 2
Detona Ralph
O Som ao Redor
Anna Karenina
O Lado Bom da Vida
Indomável Sonhadora
To The Wonder
Nenhum comentário:
Postar um comentário