sábado, 10 de outubro de 2009

Soundtracks (#2)

Hoje resolvi falar do premiado A. R. Rahman, que foi tema do primeiro Soundtracks na TV. Como ainda não havia a coluna, vou aproveitar o espaço hoje para dar mais informações sobre esse influente compositor.

A. R. Rahman


- Allah Rakha Rahman nasceu em 1966 em Chennai, na Índia. Filho de um compositor de trilhas para filmes, desde cedo Rahman teve uma excelente escola para a composição musical. Interessado a princípio por teclados e sintetizadores, Rahman formou na adolescência a banda de rock Nemesis Avenue. Nessa época ele saiu em suas primeiras turnês e começou a formar seu som eclético, multicultural.

- Um pouco mais tarde, Rahman já era um músico respeitado e tocava com instrumentistas de renome da Índia, como L. Shankar e o percussionista Zakir Hussain. Ele se formou no Trinity College of Music com um diploma em música clássica ocidental.

- Em 1992, Rahman começou a construir em sua casa o estúdio Panchathan Record Inn, usando os equipamentos de seu pai e os que ele próprio havia comprado. Aos poucos o estúdio seria incrementado e se tornaria o melhor da Índia.

- A primeira trilha composta por Rahman foi para o filme Roja, de Mani Ratnam, também em 1992. Roja é até hoje considerada a melhor obra do músico, unindo as milhões de influências absorvidas nos anos de formação em um som pessoal e fascinante. Ela também foi um sucesso, vendendo milhões de cópias e recebendo vários prêmios.

Cartaz de Roja


- Roja foi mesmo um divisor de águas na carreira de Rahman. A partir daí, ele se tornou o compositor mais requisitado de Bollywood, escrevendo temas para grandes produções e chamando a atenção de cineastas do ocidente.

- As primeiras aparições de Rahman em Hollywood aconteceram com o uso de seus temas em filmes como O Plano Perfeito e O Senhor das Armas. Ele também escreveu uma parte da trilha de O Senhor dos Anéis. A consagração veio em 2007, quando assinou a musica de Elizabeth: A Era de Ouro.

- Mas o melhor ainda estava por vir. Em 2007, Danny Boyle (Trainspotting) começou as filmagens de Quem Quer Ser um Milionário?, rodado na Índia e muito influenciado pelo cinema bollywoodiano. Para chegar ao clima que precisava para a história, o diretor encomendou a Rahman uma musica pulsante, festiva e eclética, que deu a cara ao filme. Quem Quer Ser um Milionário? foi um sucesso estrondoso, vencedora dos Oscars de Melhor Canção (para o hino “Jai Ho”) e Melhor Trilha Sonora. O toque final foi a apresentação empolgante de Rahman na cerimônia.

Rahman se apresentando no Oscar 2008


- É isso. Se você quer conhecer mais do trabalho do músico, também são muito interessantes as trilhas de Electric Dreams (1997) e Lagaan (2002). Uma boa introdução ao trabalho de Rahman é Introducing A. R. Rahman, lançado em 2006. O disco é uma coleção de 25 pecas compostas para filmes de Bollywood, e serve para atestar o talento e a evolução do compositor.

- Exceto por alguns dos trabalhos de Rahman em Hollywood, é praticamente impossível achar boa parte de sua discografia no Brasil. Então, é entrar na internet e mãos à obra!

Obs.: Na página de Rahman na Wikipedia há uma discografia bastante completa, que pode servir de guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário