quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

"Tudo nos une, nada nos separa"

A frase do título é do presidente argentino Saenz Peña, sobre as relações do seu país com o Brasil. Desde o início temos com os argentinos uma história de união e semelhanças mais forte até do que qualquer eventual rivalidade. Algo parecido acontece entre o Amazonas e Pará. A licença poética permite dizer que a frase pôde ser vista em prática no primeiro módulo da oficina de audiovisual do projeto Curta em Circuito. A iniciativa mostrou que todos saem ganhando com a união, tanto interna quanto com os vizinhos.

A oficina não só estimulou a criação de vídeos em formato digital, principalmente para concorrer no Festival Claro Curtas, cujas inscrições vão até 20 de fevereiro, ajudou na formação de público cineclubista e difundiu técnicas úteis para iniciantes e iniciados. Os três dias de aulas sobre fotografia em vídeo, com o fotógrafo e cineasta João Wainer, também juntaram pessoas que trabalham de alguma forma com audiovisual em Manaus, e rolou um intecâmbio nosso com pessoas de Belém e São Paulo.



Talvez essa interação tenha sido o mais legal de ficar nessas quarta, quinta e sexta na biblioteca da Praça do Congresso, no Centro.



Wainer mostrou que poucos recursos significam máximo aproveitamento do que se tem, e com luz ambiente pode-se ter resultados mais interessantes do que com iluminação trabalhada. Além disso, ele exibiu os seus videoclipes e o documentário Pixo, sobre pixadores de São Paulo, e coordenou a produção de um curta-metragem dos oficineiros. E conversou bastante com a galera, que mostrou as suas produções no último dia.

Dois dos temas mais recorrentes na obra de Wainer é o mundo dos excluídos da sociedade e das culturas populares underground. Ele já fotografou no Carandiru em países africanos como Angola, Nigéria e Moçambique, dirigiu clipes de rappers e o documentário A Ponte. No Norte, fez um ensaio sobre o Tecnobrega em Belém. Falando em África, atualmente filma a turnê da sambista Mart'nália passando por países de lá, como o Senegal. O documentário sobre as viagens da artista também pretende mostrar as ligações da música brasileira com o continente.



Segundo Wainer, não houve uma recomendação do Curta em Circuito, que organiza em parceira com o Instituto Claro as oficinas no Pará e agora vai trazê-las para Manaus, para o ensino de técnicas baratas e eficientes. Wainer teria mostrado a maneira como ele gosta de trabalhar. Além do mais, o profissional da imagem acredita que a razão de existir do cinema é contar histórias, independente de orçamentos milionários e materiais fílmicos. "Cinema digital é tão cinema quanto o de película".

PRÓXIMAS DATAS E OPINIÕES

O módulo de direção de atores com Adriano Barroso vai acontecer de nove a onze de fevereiro, mas essas datas ainda estão em aberto. Priscilla Brasil vai mostrar técnicas de direção entre 27 e 29 de março. E Alberto Bitar vai fechar a rodada de oficinas com técnicas de edição e finalização de 25 a 27 de abril. Todos os módulos vão ser gratuitos, assim como o primeiro.

As aulas foram bem recebidas pelos amazonenses. Sim, este texto já deixou isso claro no subtexto. Para explicitar a boa acolhida, vale citar Rafael Froner, que considerou a oficina uma oportunidade da "galera do 'audiovisual'" se conhecer, porque existem poucos eventos que nos reúnam. Já o cineclubista Jorge "Argentino" faltou o curso de programação para ir a ele. O produtor Ivan Nascimento o achou proveitoso, mas sentiu falta da prática. "A gente mais viu do que exercitou. Acho que a oficina deveria ser mais longa e com menos gente, para que todos possam treinar melhor", sugere.


***



A articulação entre o Curta em Circuito e a Manauscult trouxe as oficinas para Manaus.


"Declaração Cabocla", de Paulo Júnior, roubou a cena na hora da exibição dos trabalhos dos oficineiros.


Técnicas de iluminação sendo mostradas no ator do SET UFAM Diego Bauer. Por volta de 40 pessoas participaram da oficina.

Texto e fotos: César Nogueira

Um comentário:

  1. Foi boa a nossa conversa por lá, né?
    Mas é isso mesmo, de agora em diante
    vai ser diferente! Vamos torcer!

    grande abraço.
    Seu blog tá favoritado já no PELAMORDI
    ;)

    ResponderExcluir