sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Especial Sexta-feira 13

por Jéssica Santos

Que tal deixar a sua sexta-feira 13 mais medonha e assustadora? Nada melhor do que ver um filme horripilante como um da série Sexta-feira 13 (Friday the 13th).


A primeira vez que vi Sexta-feira 13, tinha apenas cinco anos de idade! Ficava em baixo da cadeira ou de uma coberta, cobria os olhos nos momentos mais aterrorizantes, mas estava lá, eu e meu irmão, Arthur, assistindo sem parar. Por causa disso, Arthur e eu crescemos adorando filmes de terror, e até fazíamos muitos filminhos de terror, caseiros.


O primeiro filme Sexta-feira 13 (1980) tem a seguinte história: Num verão no acampamento Crystal Lake, um grupo de jovens começa a se preparar para receber as crianças que irão para lá. Infelizmente, alguém não está feliz com o que está acontecendo no campo e está disposto a matar todos que encontrar pelo caminho. Ninguém está a salvo da brutalidade deste assassino cruel, que no primeiro filme, não é Jason, e sim sua mãe, em busca de ‘vingança’ pela morte de seu filho. Aqui conhecemos a história de Jason Voorhees.
Tudo bem, sejamos sinceros. A qualidade do filme não é nem um pouco sublime. O roteiro é ruim. O filme é lento em algumas cenas e a história, então, é absurda mesmo, se você resolver parar para pensar.  Mas criou um mito: Jason.


Quando vi o primeiro filme da série, fiquei especialmente chocada. Betsy Palmer é incrível como a Sra. Voorhees. Misturando doçura e insanidade, a mãe de Jason é tão ou mais assustadora do que ele. Seu cabelinho curto, aquele agasalho e seu rosto obstinado e maquiavélico são de deixar qualquer pessoa assombrada. Para sempre, hahaha.
As sequências são aterrorizantes também, não importa quantas sejam. Muito se deve ao assassino, que aparenta ser um homem como outro qualquer, mas que assusta pelo seu porte, máscara, faca e pelo sangue que sempre traz nas suas roupas. Ele não corre, apenas anda e rápido. Alcança as vítimas, e tem uma criatividade doentia para matá-las.

História


No fim dos anos 1970, Sean Cunningham teve a ideia de fazer “O Filme Mais Assustador da História”, e muitos não acreditaram que ele seria capaz. Sexta-Feira 13 - Friday the 13th (1980) foi lançado nos cinemas, e então todos começaram a valorizar o Sr. Cunningham.
O diretor e o escritor Victor Miller, após verem o sucesso de Halloween nas bilheterias, perceberam que valia a pena fazer um bom filme de terror, que fizesse todos saírem dos cinemas realmente assustados. Reuniram um fato que havia acontecido há anos (a morte de Jason afogado no lago), muitos jovens voltando a esse mesmo lugar e alguém com uma fúria em vingar o filho. Chamaram jovens e bonitos atores para os papéis de vítimas da mãe assassina e louca. Inclusive o iniciante Kevin Bacon (de O Homem Sem Sombra) ganhou um dos papéis. Assim nascia um filmes de terror que daria origem a tantos outros, e que pode ser considerado um dos mais assustadores de todos os tempos.

Comentário


O trabalho de Cunningham e Carpenter durante 1978 e 1980 revolucionou o gênero horror. Sexta-feira 13 é um dos filmes que gera repercussões até hoje. Como poucos, os filmes da série (os oito primeiros, pelo menos) conseguem fazer o público se sentir perseguido, como as vítimas. Cunningham também foi um dos poucos diretores a introduzir a ideia de um assassino do sexo feminino. Este filme, junto a Halloween, de Carpenter, são imperdíveis e contém todos os elementos de um excelente filme de terror . A música de arrepiar, a bruta fotografia e as chocantes cenas dos assassinatos de todos os jovens se unem, para criar uma parte da história do cinema clássico. 
 Não se tratava de pessoas más sendo mortas, eram apenas típicos jovens americanos se divertindo longe de casa. É um clássico. É por isso que inúmeras tentativas mais recentes de horror não estão à altura. A atmosfera e a familiaridade da história, unidas ao assassino bruto e assustador, tornam este filme especialmente medonho. Você assiste e pensa que o Jason pode estar no seu quintal, ou até mesmo atrás da porta mais próxima. Sexta-feira 13 se propõe a fazer com que você fique encolhido no sofá, se sentindo desconfortável e nervoso. E não adianta, quem já viu, vai sentir um medinho cada vez que sair da cama de madrugada. 

Os filmes da série
Colaboração: Arthur André

1ª fase – Jason não está morto de fato, tem aspectos de vivo (cresce) e é um ser muito forte. Morre na Parte IV.

Sexta-feira 13 – Parte I a Parte IV
Sexta-feira 13 – Parte V (Jason não aparece)


2ª fase – Jason Zumbi

Sexta-feira 13 – Parte VI a Parte IX


“O Jason contemporâneo”

Jason X
Freddy X Jason
Sexta-feira 13 – Bem-vindo a Cristal Lake


Trivialidades
  • v  Adrienne King, a princípio não queria estar no filme por causa da violência exagerada, mas ela mudou de ideia. Até Sally Field fez o teste para o papel da personagem principal do primeiro filme. Já Betsy Palmer disse que, se não fosse pelo fato de que ela estava desesperada por um carro novo, nunca teria feito Pamela Voorhees. Na verdade, depois que ela leu o roteiro, chamou o filme de "um pedaço de merda". 
  • v  O compositor Harry Manfredini disse, que ao contrário da crença popular, o famoso "chi chi chi, ha ha ha" na trilha do filme é realmente "ki ki ki, ma ma ma". Ele foi criado para assemelhar-se a voz de Jason dizer "kill kill kill, mom mom mom". Foi inspirado pela cena em que a Sra. Voorhees parece estar possuída por Jason.
  • v  O primeiro filme foi filmado no Camp Nobebosco em Nova Jersey. O campo ainda está em operação até hoje, e eles têm uma parede de sexta-feira dia 13, com algumas parafernálias do filme, para honrar o fato dele ter sido criado lá. 
  • v  Nem a máscara de hóquei e nem o saco de estopa aparece no original Sexta-Feira 13. O saco na cabeça foi a primeira máscara usada por Jason em Sexta-Feira 13 - Parte 2, e a máscara de hóquei não aparece até Sexta-feira 13 - Parte 3. Com $ 42,2 mil, O remake Sexta-feira 13 - bem vindo a Crystal Lake foi o filme de maior bilheteria da série "Sexta-Feira 13"; também bateu o recorde de público entre os remakes de filmes de terror. 



Que saber mais curiosidades sobre o Jason?

Breve homenagem aos filminhos de terror da infância:
Obrigada,
Servente assassino I, II, III e IV; Poeta assassino; A casa gut-gut; O ataque da cadela louca; Knife, meu coração está na caixa do correio; e A mulher do anel.

Boa Sexta-feira 13!

Nenhum comentário:

Postar um comentário