domingo, 23 de maio de 2010

O FIM DE UMA ERA - LOST

POR CAIO PIMENTA
Diretor-Geral do SET UFAM

Chega ao fim neste domingo,23 de maio,a série "Lost", um dos maiores fenômenos do entrenimento mundial na última década. Foram seis anos de muito mistério,suspense,polêmicas,perguntas e algumas respostas. Durante esse período, quem acompanhou o drama dos passageiros do vôo Oceanic 815 que caíram em uma ilha no meio do Oceano Pacífico, aprenderam a se apaixonar por figuras como Jack Shepard,Kate Austen, John Locke, Ben Linus, Hugo Reyes, James "Sawyer" Ford e tantos outros.

"Lost",entretanto,não foi apenas mais uma simples série de TV. O seriado representou uma mudança nos costumes de se assistir televisão,trouxe ousadias narrativas a cada temporada,convergiu mídias de comunicação como nenhuma outra obra fez até hoje e foi o ápice do momento mais brilhante da televisão norte-americana.
Pergunte a algum fã de "Lost" no Brasil se ele espera o mais recente episódio da série chegar no "AXN", canal por assinatura que exibe a série no país. No mínimo, essa pessoa vai falar que você está tirando um "sarro" da cara dela. Se hoje os sites ou blogs para downloads de séries e filmes são tão populares,"Lost" tem uma grande parcela de contribuição para isso. A pressa dos fanáticos pela série em assistir ao mais novo capítulo da saga é tão grande que nenhum deles espera 1 ou 2 semanas para a exibição na televisão. Para se ter uma idéia, um episódio legendado da atração costuma estar na Internet cinco horas depois da exibição no EUA. Não é à toa que a audiência de "Lost" no AXN é baixa, se comparado a todo o glamour da série. Na Terra de Obama, as aventuras de Jack e cia. perde audiência a cada temporada. Fracasso, certo?
Em termos, pois o ibope de lá não mede as gravações que o TiVo faz e, segundo dados de agências internacionais, "Lost" é um dos programas mais reservados pelos americanos.
A capacidade que "Lost" tem em renovar o modo de se contar a história é algo surpreendente. Nas três primeiras temporadas acompanhamos, através de flashbacks, a vida dos nossos "heroís" antes deles caírem na ilha; no último episódio da terceira temporada e o melhor da série até hoje, descobrimos que alguns dos sobreviventes conseguiram sair da ilha. Adotava-se a partir dali o flashforward que esteve presente na série até a quinta temporada. Eis que nesse sexto e ultímo ano, o seriado se reinventa e traz o conceito de realidade alternativa.
Não admitir que "Lost" cria mais perguntas que respostas satisfatórias e que nos confunde muitas vezes, é ser hipócrita.
Agora, usar a justificativa de que tudo é muito complicado, que não se tem paciência para assistir, que é tudo uma viagem besta, que não se explica tudinho nos mínimos detalhes e todo aquele blá-blá-blá usado pelos detratores da série é lamentável,pois mostra a época em que vivemos, na qual o quanto mais simples,rasteiro e bobo um filme ou programa de tv for, mais sucesso ele terá. Talvez por isso, o sucesso de porcarias como "Fúria de Titãs", Transformers", "American Idol" e por aí vai.A Internet é peça-chave para o sucesso de "Lost". No momento em que um episódio acaba, é a hora de blogs ao redor do mundo começarem a tentar entender e criar significados ou,até mesmo, buscar uma melhor compreensão para o que acabaram de ver. Sites como "Dude,We are Lost" e "Lost in Lost" são muito visitados pelo fãs da série e traz grandes discussões e novidades sobre o seriado. Porém, impressionante mesmo é a página dedicada a "Lost" no Wikipédia: dá para saber desde quando começou até a trilha sonora, passando por quais canais exibem o programa ao redor do mundo e os prêmios ganhos.
"Lost" ainda virou jogo de videogame, livros foram lançados usando como base a série, miniepisódios para celulares foram feitos. Mais tecnológico, impossível!
A última década foi a mais espetacular da dramaturgia televisiva norte-americana. Quantas séries espetaculares foram lançadas?
House M.D, Desperate Housewives, Grey´s Anatomy, Heroes, 30 Rock, Criminal Minds, Alias, The Office, Glee...
Foram duas séries, porém, que vão representar para todo o sempre esse período: Lost e 24 Horas.A série que acompanha um dia da vida do agente do governo do EUA, Jack Bauer, criou o heroí mais pertubado da história, além de trazer tramas cheias de reviravoltas e em um ritmo eletrizante. Pena estar em sua última temporada também.

O alto nível dessas duas séries elevaram para um patamar nunca antes visto a qualidade das produções da televisão norte-americana. Não é absurdo nenhum dizer que uma temporada de "Lost", "24 Horas" "House M.D" e "Damages" são muito melhores que a maioria dos filmes que somos obrigados a assistir nos cinemas.O que resta agora é nos preparar para mais tarde acompanharmos o final de "Lost".

Nunca foi tão difícil apertar o PLAY!

3 comentários:

  1. Como fã de Lost, realmente estou com um turbilhão de sentimentos hoje. Quero muito ver o último episódio, mas tambem tenho medo, pois depois dele sei que não terá um próximo episódio para baixar. Fico triste pelo fim, mas tambem fico muito feliz, pois Lost, 24 Horas, House e Dexter REALMENTE são muito melhores do que a esmagadora maioria dos filmes que são colocados goela abaixo no público, e me garantiram inúmeras horas de diversas emoções, todas muito intensas e verdadeiras, sem dúvida. Hoje se encerra um ciclo, mas quero acreditar que outros tão bons virão. Pelo menos gosto de acreditar nisso.

    ResponderExcluir
  2. sempre leio suas críticas caio. e apesar de não concordar com algumas coisas, fico contente ao saber que você entende perfeitamente o que significa lost pra um fã. de certa forma não importa os mistérios, se alguém chorou com lock levantando do chão em walkabout, ou pulou da cadeira e soltou um CA@#&*O! no final da 3ª temporada, então esse entende o que a série significa.

    ResponderExcluir