domingo, 6 de março de 2011

Dica de filme: Street Fighter Legacy

Por César Nogueira

Filmes baseados em games são motivos de suspeita. É só se lembrar de bombas como Super Mario Brothers, Mortal Kombat e qualquer um do insuperável Uwe Boll. Mas, como reza o ditado, a dor ensina a gemer.

Cansados de ver tantas atrocidades, alguns fãs resolveram eles próprios filmar versões cinematográficas dos seus games favoritos. Um deles, Joey Ansah, ator e artista-marcial que atuou em O Ultimato Bourne, teve o know-how, os recursos e o respeito necessários para fazer Street Fighter Legacy.



Street Fighter Legacy é antes uma homenagem extremamente bem-feita e fiel ao universo do game e aos seus fãs do que uma narrativa. Street Fighter (SF) é um clássico que, para aproveitá-lo em sua plenitude, não é realmente necessário conhecer o background dos personagens. O que importa é a pancadaria. Mesmo assim, SF tem uma historinha interessante, desenvolvida principalmente no anime baseado nele. Street Fighter Legacy aproveita algumas pinceladas da história para compor uma luta entre Ryu e Ken capaz de alegrar o dia de qualquer fã da série. O mais importante dessas pinceladas foi a fidelidade ao clássico, tanto em personalidade quanto em vestimentas dos protagonistas, reparando, talvez involuntariamente, o abuso do filme de 1995.

Ansah disponibilizou vídeos de makin-of: tudo, da maquiagem à coreografia, foi levado muito a sério. Isso mostra que "fan-films" não é sinônimo de amadorismo.

Filmes baseados em games não precisam ser fieis aos originais para serem bons. Assim como os baseados em HQs, eles precisam apenas ser bons. Street Fighter Legacy consegue tanto ser fiel ao universo do game como também ser uma experiência cinematográfica de qualidade.

NOTA: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário