terça-feira, 29 de março de 2011

Inauguração do Cineclube Canoa




Manaus ganha mais um cineclube na noite desta terça, 29 de março, com a inauguração do Cineclube Canoa, organizado pela Associação de Cinema e Vídeo do Amazonas (ACVA).

As sessões vão acontecer toda terça-feira, a partir das 18:30mins, no Espaço Cultural “Arte e Fato”, localizado na rua 10 de Julho, ao lado da Casa Ivete Ibiapina, no Centro da cidade.

O primeiro filme a ser exibido é “A Classe Operária vai ao Paraíso”, de Elio Petri. O longa de 1971 mostra a vida de um operário-padrão italiano dividido entre os sonhos de consumo da classe média e os movimentos de protesto de sua categoria.

Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, o filme é um dos principais representantes do cinema político italiano dos anos 60 e 70. Censurado durante o período da ditadura militar por apresentar temas voltados ao comunismo, “A Classe Operária vai ao Paraíso” só foi exibido no Brasil na década de 80.

Além da exibição do filme de Elio Petri, o Cineclube Canoa ainda homenageia o professor Narciso Lobo, um dos maiores pesquisadores sobre o cinema amazonense e autor dos livros A tônica da descontinuidade. Cinema e política na década de 60” (1994) e “Hoje tem Guarany” (1983), este último em co-parceria com a professora Selda Vale da Costa, a qual irá representar o Lobo, morto em 2009.

O Cineclube Canoa junta-se ao Cine Vídeo Tarumã do Departamento de Comunicação Social da UFAM, ao Clube do DVD, ao Cineclube Baré da Livraria Valer e ao “Tudo Muda Após o Play” do Coletivo Difusão como mais um espaço para a discussão cinematográfica em Manaus.

Não Perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário