terça-feira, 4 de setembro de 2012

TOP 5 - Os Maiores Brutamontes da História do Cinema

Por Diego Bauer


Com a chegada de Os Mercenários 2, que consegue colocar em um só elenco praticamente todos os ídolos fortões dos filmes de ação dos anos 80 e 90, o Cine Set resolveu fazer uma espécie de Top 5 desses caras, que sozinhos conseguem invadir fortalezas, enfrentar 200 homens armados só na porrada, derrubar aviões, explodir prédios e mais prédios, participar de perseguições a 150km/h, desarmar bombas cortando o fio vermelho, e obviamente salvando a mocinha no final.

E como nesse tipo de filme história é o que menos importa, vamos deixar de papo e ir logo para o que interessa.

5 - Steven Seagal
Steven Seagal é realmente um caso a se estudar, pois ele consegue derrotar dezenas de homens armados até os dentes, luta em trens em alta velocidade, e consegue aplicar sempre os golpes certos em seus adversários com uma precisão cirúrgica, tudo isso sem suar, despentear os cabelos, ou mudar minimamente a sua expressão facial.

Mas não se engane, pois o ator é mestre em aikido, além de ser faixa preta em judô, kung-fu, kendo e hapkido. Talvez seja por isso que em seus trabalhos sempre vejamos lutas menos espalhafatosas do que as de outros atores do gênero, pois nos filmes de Seagal elas buscam trazer um ar mais naturalista.

Mesmo assim, o ator é um dos mais admirados do gênero, possuindo bastante apelo dentro do público consumidor de filmes de ação que, nesse caso, abrem mão de ver toda a pirotecnia do gênero para assistir a duelos mais próximos da realidade.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4 - Charles Bronson
Impossível falar de astros de filmes de ação sem citar Charles Bronson. Sendo pouco reconhecido pela geração atual, pois a sua fama é mais voltada nos anos 70 e 80, o ator foi um dos pioneiros a tornar popular o personagem durão, implacável com os bandidos.

O seu primeiro filme de destaque foi o clássico de Sérgio Leone, Era Uma Vez No Oeste (1968), mas a fama veio mesmo ao interpretar Paul Kersey, nos clássicos do gênero, Desejo de Matar (1974), Desejo de Matar 2 (1982), Desejo de Matar 3 (1985), Desejo de Matar 4 – Operação Crackdown (1987) e Desejo de Matar 5 (1994), ufa!

Se você quer conhecer mais sobre os nomes que inspiraram os Jack Bauers da nossa geração, Charles Bronson é uma boa pedida.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3 - Bruce Lee
Nem mesmo a sua precoce morte aos 32 anos, ocorrida em julho de 1973, fez com que Bruce Lee deixasse de ser considerado uma lenda dos filmes de ação e das artes marciais em geral. O ator era um famoso lutador antes de investir na carreira no cinema e é, sem dúvida, a principal referência e o principal responsável pela disseminação do cinema de ação de Hong Kong para o mundo, com todos os clássicos de kung-fu.

No currículo do mestre que criou a sua própria arte marcial, o Jeet Kune Do, estão os clássicos O Dragão Chinês (1971), Operação Dragão (1973) e O Voo Do Dragão (1972), em que há a clássica cena em que Lee luta contra Chuck Norris.

Pena que o ator morreu tão jovem, pois o papel desempenhado por ele era bem maior do que a de apenas um lutador que virou ator de cinema, mas a de um homem criador de uma filosofia de vida seguida por muitas pessoas ao redor do mundo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2 – Jean-Claude Van Damme
Se você tem entre 18 e 30 anos, sabe que Jean-Claude Van Damme é basicamente a maior estrela do cinema de ação da sua infância e adolescência. Seja por curiosidade própria ou, como na maioria dos casos, por insistência do seu pai e do seu tio, ver os filmes do ator se tornou uma atividade quase que sem escapatória.

O ator pode dizer, sem nenhum medo, que possui clássicos que estão marcados na memória de toda uma geração. O Grande Dragão Branco (1988), Duplo Impacto (1991), Soldado Universal (1992), O Alvo (1993), Street Fighter – A Última Batalha (1994), Risco Máximo(1996), Golpe Fulminante (1998) e vários outros que poderia continuar citando.

Mesmo que não seja reconhecido pela versatilidade de seus papeis, Van Damme sempre demonstrou um pouco mais de cuidado do que os seus colegas com relação às suas interpretações. E mesmo que não se possa dizer muito dos seus dotes como ator dramático, ele recebeu muitos elogios pela sua entrega jamais vista antes, no filme JCVD (2008).

Será que veremos o astro dos filmes de ação dos anos 90 investir numa carreira de ator dramático?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1 - Sylvester Stallone
De todos os nomes mencionados nessa lista, pode-se afirmar tranquilamente que Sylvester Stallone é o melhor ator de todos (não que isso seja grande coisa). Mas mais do que bom ator, Sly conseguiu colocar dois personagens, Rocky Balboa e John Rambo, na lista dos mais importantes e lembrados da história do cinema!

E vale ressaltar que Stallone se diferencia ainda mais dos seus colegas de lista, pois age não apenas como ator, mas também como roteirista da maioria de seus filmes, além de diretor em algumas películas.
É realmente surpreendente ver que um ator que começou no cinema fazendo um soft porn como O Garanhão Italiano (1970), se tornaria um dos nomes mais lembrados do cinema, e seria roteirista e protagonista de um filme ganhador de Oscar, desbancando o clássico de Martin Scorsese, Taxi Driver (1976).

Com Rocky (1976), Stallone foi alçado à fama, e de lá nunca mais saiu. Contando ainda com clássicos no currículo como as continuações de Rocky, Rambo – Programado Para Matar (1982) e suas três continuações, Stallone Cobra (1986) e Falcão – O Campeão Dos Campeões (1987), o astro é um dos nomes mais admirados do cinema norte-americano, e possui milhões de fãs até hoje.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hors Concurs - Chuck Norris

Chuck Norris contou até o infinito. Duas vezes.

A Grande Muralha da China foi originalmente construída pra impedir a entrada de Chuck Norris naquele país. Ela falhou miseravelmente.

Chuck Norris pediu um Big Mac no Bob's. Ele foi atendido.

Quando Deus disse "Que se faça a luz!", Chuck Norris falou "Diga por favor”.

É claro que não poderia deixar de citar o maior de todos, que não precisa entrar em nenhum tipo de lista, pois isso é coisa de mulherzinha. Chuck Norris, com a sua legião de fãs e fatos é, naturalmente, o maior nome de todos os filmes de ação.

Filmes como Braddock – O Super Comando (1984) e suas duas continuações, Comando Delta (1986) e O Homem do Presidente (2000) comprovam a supremacia inquestionável de Norris perante o resto do mundo.

E como continuar justificando a superioridade do criador do Chun Kuk Do é algo perfeitamente desnecessário, vou terminando por aqui, antes que leve um Roundhouse Kick mais rápido do que a velocidade da luz.


Sentiu falta de algum nome?
Comente e faça sua escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário