domingo, 27 de março de 2011

Cine Vídeo Tarumã - 28 de Março a 1 de Abril

O tema da semana no Cine Vídeo Tarumã será "Filmes Sobre Ditadura".

As sessões acontecem sempre a partir de 12:30hrs no auditório Rio Negro, no Instituto de Ciências Humas e Letras da UFAM, no Campus Universitário.

O Cine Vídeo Tarumã é um projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM e coordenado pelo professor Tom Zé.


Confira a programação da semana:


Filme: Ação Entre Amigos
Direção: Beto Brant
Elenco: Leonardo Villar, Zecarlos Machado, Cacá Amaral
Sinopse: História de quatro amigos que participaram da oposição armada ao regime militar e foram presos e torturados. O filme mostra o que é feito de cada um deles. Dos quatro, Miguel (Leonardo Villar) é o único que se manteve politizado e, um dia, pensa ter identificado em fotos feitas durante um comício o rosto do homem que torturou a ele e seus amigos, há 25 anos. Miguel convida seus três companheiros para uma pescaria na cidade onde o torturador estaria morando e, no trajeto, revela aos colegas sua descoberta. O filme mostra flash-backs das ações dos quatro amigos durante os anos de chumbo da história recente do Brasil. Eles prosseguem a viagem e passam a procurar pelo homem visto nas fotos.
Exibição: Segunda-Feira (28/03)

Filme: Tempo de Resistência
Direção: André Ristum
Elenco: Entrevistas com Franklin Martins, Carlos Russo, José Dirceu, Aloysio Nunes
Sinopse: A produção de 2003 mostra a luta contra a ditadura militar nas décadas de 1960 e 1970 a partir de depoimentos dos próprios integrantes da resistência armada.
Exibição: Quarta-Feira (30/03)

Filme: Hercules 56
Direção: Silvio Da-Rin
Sinopse: Este outro documentário, de 2007, mostra os acontecimentos reais do seqüestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick na semana da independência em 1969 e a troca dele por 15 presos políticos, tudo isso através de entrevistas feitas nos dias de hoje com os participantes e sobreviventes. Naquela época, foram banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56.
Exibição: Sexta-Feira (01/04)

Um comentário:

  1. Alguns desses filmes podem ser encontrados no nosso blog. A divulgacao desse importante documento da historia do Brasil nao pode passar em branco. Um abraco, Delfina.

    ResponderExcluir