quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Amazonas Film Festival 2012 - Entrevista com Anibal Massaini

Por Renildo Rodrigues


O dia 5 de novembro não é uma data qualquer. Ao menos para os amantes da cultura – e, entre eles, os cinéfilos. No Brasil, a data marca o nascimento do jurista Rui Barbosa (1849-1923), figura fundamental na libertação dos escravos e redator da primeira Constituição da República. Em sua homenagem, 5 de novembro tornou-se o Dia Nacional da Cultura. Para quem gosta de cinema, porém, 5 de novembro marca uma outra ocasião, um momento histórico da nossa filmografia: a conquista da primeira (e única) Palma de Ouro já obtida por um filme nacional: O Pagador de Promessas(1962), de Anselmo Duarte.

Adaptado de uma peça de Dias Gomes, o filme relata o périplo de Zé do Burro (Leonardo Villar), um fazendeiro do interior da Bahia, para pagar uma promessa feita em um terreiro de candomblé. Tentando levar uma cruz até a igreja de Santa Bárbara, em Salvador, Zé conhece toda a sordidez e injustiça da cidade grande, até o final trágico.

O Pagador foi o segundo filme dirigido por Anselmo, num momento em que o cinema brasileiro despontava para o mundo. Além de Duarte, jovens rebeldes e ambiciosos como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues ajudavam a semear uma nova etapa da nossa filmografia, com filmes mais sérios e engajados na discussãodos problemas do país. 

O diretor Aníbal Massaini (O CangaceiroPelé Eterno), filho do produtor do longa, Oswaldo Massaini, convidado pelo Amazonas Film Festival a receber uma homenagem pela conquista da Palma, falou ao Cine SET sobre o filme.

Cine SET – Como foi a indicação e a vitória de O Pagador de Promessas ao Festival de Cannes?
Aníbal –Desde a estreia o filme teve uma repercussão forte com o público e a imprensa. Quando foi decidido que ele seria o representante brasileiro em Cannes, nós fomos ao festival acompanhar, participar do processo todo. Hoje, você olha, os filmes na disputa eram produções fortíssimas, muitas consideradas clássicos do cinema: tinha o Antonioni (O Eclipse), Otto Preminger (Tempestade sobre Washington), Buñuel (O Anjo Exterminador), o júri tinha o Truffaut,etc. E nós estávamos lá, concorrendo junto com eles. Quando teve a primeira exibição do Pagador..., à tarde, a sala estava cheia, havia uma expectativa. 

E, quando o filme acabou, houve uma ovação, um aplauso forte, pela sala inteira. Quando foi a vez da segunda sessão, à noite, já tinha gente se acomodando no chão. E a recepção foi melhor ainda. A gente olhava um pro outro e pensava: “É, podemos ganhar”. E foi o que aconteceu.

Uma coisa engraçada daquele momento é que uma ligação telefônica, ainda mais para outro país, levava às vezes seis, sete horas, para ser completada. E, por conta dessa expectativa, você pode imaginar a ansiedade que havia aqui no Brasil. Lembro que foi um ano cheio de conquistas, teve a Copa do Mundo, o mundial de basquete, tênis e outras coisas. E o cinema também representava uma vitória importante para o país. Então, quando chegamos, houve um desfile pelas ruas do Rio de Janeiro no carro dos bombeiros, nós carregando a Palma de Ouro como se ela fosse uma taça de campeonato (risos). E era mesmo. Detalhe é que o meu pai e o Anselmo não gostavam de avião e preferiram voltar para o Rio de navio, então foram 40 dias de espera para ver o prêmio!

Cine SET – Tendo acompanhado (e participado da) produção cinematográfica por décadas, o senhor consegue traçar um paralelo entre o cinema nacional de então e o de agora?
Aníbal –Não vejo um paralelo. São situações completamente distintas. Cinema, naquela época, era uma coisa muito artesanal, quase clandestina. O processo era longo, as equipes eram pequenas, tínhamos que nos desdobrar em mil tarefas, a coisa toda era uma dificuldade. Hoje não, os meios de produção, filmagem, edição, essa coisa do digital, do computador, está mais do que difundida. E as cadeias de produção também estão estabelecidas: tem as distribuidoras, tem a internet, tem os festivais, então está muito mais fácil fazer e divulgar os filmes. E é melhor que seja assim.

Cine SET – Qual é o próximo projeto do senhor?
Aníbal – Estou trabalhando numa biografia do meu pai. Vai se chamar Oswaldo Massaini – Uma paixão pelo cinema, e vai falar de toda a trajetória dele, como produtor, como distribuidor, como figura presente e fundamental em diversos momentos do cinema brasileiro. Só que é um trabalho do coração, feito sem nenhuma pressa, então ainda deve demorar pra sair. Aliás, está ficando tão grande que acho que vai virar uma minissérie (risos). Esperem pra ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário