sábado, 22 de dezembro de 2012

Os 20 Filmes Mais Esperados de 2013 - Parte 1

Por Caio Pimenta

 
20 - Hobbit 2

Lançamento Previsto no Brasil: Dezembro de 2013
Direção: Peter Jackson
Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage
Sinopse: Segunda parte da jornada de Bilbo Bolseiro, Gandalf e os anões em busca do tesouro mantido pelo dragão Smaug, e como essa aventura mudaria o rumo da Terra Média para todo o sempre.
Pode Dar Certo: depois das críticas recebidas pela primeira parte, Peter Jackson pode ter se tocado que precisa deixar o fanatismo por Tolkien de lado e dar mais agilidade à história. Caso consiga, teremos filmaço no fim do ano.

Pode Dar Errado: o segundo filme da saga pode confirmar a sensação deixada por "Uma Jornada Inesperada": não há história suficiente para uma trilogia com cada filme tendo três horas de duração.

 
19 - O Cavaleiro Solitário

Lançamento Previsto no Brasil: 31 de Maio de 2013
Direção: Gore Verbinski
Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Armie Hammer, Tom Wilkinson
Sinopse: Tonto (Johnny Deep), o espírito guerreiro nativo americano narra as histórias não contadas que transformaram John Reid (Armie Hammer), um homem da lei, em uma lenda da justiça. Reid é um homem-da-lei deixado para morrer, após uma emboscada ao lado de cinco patrulheiros do Texas. Encontrado e tratado pelo índio Tonto, ele passa a usar a máscara do Cavaleiro Solitário para vingar o assassinato de seus companheiros e aplicar a justiça nas terras sem lei.
Pode Dar Certo: o trailer indica uma certa semelhança com "Piratas do Caribe", parceria mais do que bem-sucedida entre Verbinski e Deep: bom-moço precisa se aliar com uma figura esquisita para combater o mal. Trocando o mar pelo árido interior dos EUA, filme pode ser uma aventura de primeira.

Pode Dar Errado: Johnny Depp parece se repetir mais uma vez sua queda por figuras estranhas. Se antes, com Edward e Sparrow, funcionava, agora o excesso atrapalha. Que o diga seus últimos personagens em "Alice", "Fantástica Fábrica de Chocolate" e mesmo as continuações de "Piratas do Caribe" que cansaram a imagem de um dos maiores astros da atualidade.

 
18 - Super Crô - O Filme

Lançamento Previsto no Brasil: 19 de Julho de 2013
Direção: Bruno Barreto
Elenco: Marcelo Serrado, Carlos Machado, Ivete Sangalo, Alexandre Nero
Sinopse: Cansado de ser milionário e não ter o que fazer, Crô escolherá uma nova musa a quem se dedicar e, por circunstâncias desconhecidas, acaba escolhendo uma menina.
Pode Dar Certo: se for a bomba que promete, será a prova definitiva de que as comédias nacionais precisarão ser repensadas.

Pode Dar Errado: caso consiga um sucesso gigantesco, poderemos esperar novos clássicos como "Carminha - A Megera" ou "A Verdadeira História de Odete Roitman".

 
17 - 300 - Battle Of Artemisia

Lançamento Previsto no Brasil: Agosto de 2013
Direção: Noam Murro
Elenco: Eva Green, Rodrigo Santoro, Sullivan Stapleton
Sinopse: A trama se passará durante os mesmos três dias da Batalha das Termópilas, mostrada no filme "300". O pano de fundo será a batalha de Artemísio e a história será centrada em um personagem chamado Temístocles, um democrata ateniense.
Pode Dar Certo: Rodrigo Santoro é mais ator que Gerard Butler e era uma das poucas coisas interessantes do primeiro filme. Um longa concentrado em um personagem mais diferente do que os heróis comuns pode tornar este "300" uma obra atraente.

Pode Dar Errado: o inexperiente Noam Murro ("Vivendo e Aprendendo) no comando da história não dá muitas esperanças que este novo filme traga melhorias em relação ao original.

 
16 - Amor

Lançamento Previsto no Brasil: 18 de Janeiro de 2013
Direção: Michael Haneke
Elenco: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert
Sinopse: Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são professores de música erudita que já passaram dos 80 anos. A filha, que possui a mesma profissão, vive fora do país com o marido. Um dia, Anne é vítima de um acidente e o amor que une este casal é posto à prova.
Pode Dar Certo: vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, favorito ao Oscar e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, cotado para ser indicado a Melhor Diretor, Ator, Atriz e Roteiro Original, dirigido por um dos cineastas mais brilhantes da atualidade...Motivos suficientes, não?


Pode Dar Errado: com a distribuição de filmes sendo cada vez mais excludente em relação a Manaus, é quase certo que filme não estreie na cidade.

 
15 - Thor - O Mundo Sombrio

Lançamento Previsto no Brasil: Novembro de 2013
Direção: Alan Taylor
Elenco: Chris Hemsworth, Tom Hiddleston, Natalie Portman, Kat Dennings
Sinopse: Thor (Chris Hemsworth), o Poderoso Vingador, luta para salvar a Terra e os Nove Reinos de um inimigo sombrio, mas uma antiga raça liderada pelo vingativo Malekith (Christopher Eccleston) retorna para levar o universo de volta às trevas. Enfrentando um inimigo que nem mesmo Odin (Anthony Hopkins) e Asgard são capazes de derrotar, Thor precisa embarcar em sua jornada mais perigosa e pessoal que o reunirá a Jane Foster (Natalie Portman) e o forçará a sacrificar tudo salvar a humanidade.


Pode Dar Certo: este novo filme do herói da Marvel entra em campo já ganhando, principalmente após o sucesso absoluto de "Os Vingadores". Hemsworth se revelou um ator carismático suficiente para conquistar o público (especialmente, o feminino) e, em popularidade, é um dos personagens de HQs mais queridos atualmente nos cinemas.


Pode Dar Errado: o primeiro filme sabia bem o que era: um filme de HQs com uma trama divertida, boas cenas de ação e sem pretensões. Controlar o ímpeto de querer fazer algo enorme sem necessidade e manter o nível de diversão do anterior é o objetivo principal desta sequêcnia. Corre risco se pensar ser mais importante e denso do que realmente é.

 
14 - Passion

Lançamento Previsto no Brasil: 23 de Agosto de 2013
Direção: Brian De Palma
Elenco: Rachel McAdams, Noomi Rapace, Paul Anderson
Sinopse: Jovem empresária planeja vingança contra seu chefe e mentor que lhe roubou sua ideia.
Pode Dar Certo: são 7 anos desde "Dália Negra", último filme do diretor mais inspirado em Hitchcock que surgiu nos cinemas. Os cinéfilos precisam da inteligência e elegância dos movimentos de câmera de De Palma. Além disso, a polêmica das cenas de lesbianismo deve atrair uma parte do público masculino.


Pode Dar Errado: a fraca recepção no Festival de Veneza (jornalistas chegaram a vaiar o longa) joga dúvidas sobre o projeto e fazem temer que  De Palma esteja ficando defasado (tomara que não!).

 
13 - Kick Ass 2

Lançamento Previsto no Brasil: 13 de Setembro de 2013
Direção: Jeff Wadlow
Elenco: Aaron Johnson, Chloë Grace Moretz, Christopher Mintz-Plasse, Nicolas Cage
Sinopse: Enquanto a identidade secreta de Kick Ass (Aaron Johnson) começa a ser descoberta, a de Hit-Girl(Chloe Moretz) já é amplamente conhecida e um grupo de patricinhas superpopulares está determinado a acabar com a menina.
Pode Dar Certo: com leves críticas à apatia social em relação a violência e os fenônemos surgidos da Internet, o original foi um sucesso cult com todo o seu linguajar chulo e violência acima do normal para filme de HQs. A promessa para "Kick Ass 2" é a manutenção da pegada do primeiro, o que é fundamental para a trama se destacar do restante que o mercado oferece.


Pode Dar Errado: sem Matthew Vaughn, roteirista e diretor do primeiro filme, "Kick Ass" corre o risco de apenas ser mais do mesmo e perder a essência contestadora e desbocada.

 
12 - A Hora Mais Escura

Lançamento Previsto no Brasil: 18 de Janeiro de 2013
Direção: Kathryn Bigelow
Elenco: Ricky Sekhon, Jessica Chastain, Joel Edgerton, Scott Adkins
Sinopse: Filme sobre a caça e execução do terrorista saudita Osama Bin Laden (Ricky Sekhon) por soldados americanos no Paquistão, em maio de 2011.
Pode Dar Certo: a curiosidade do público em saber como um dos fatos recentes mais importantes da última década foi concretizado torna o filme um dos mais interessantes do ano. Para aguçar ainda mais a vontade, o longa é cercado de mistério, já que o roteirista Mark Boal teve acesso a documentos confidenciais sobre a operação e entrevistou militares que participaram do evento. Por fim, conta com a condução de Bigelow, única mulher cineasta a ganhar um Oscar de Melhor Diretora. O filme? "Guerra ao Terror".

Pode Dar Errado: o exarcebado patriotismo americano, com bandeiras tremulando ao vento e soldados símbolos da humanidade e grandeza humana, deve ser exposto até o limite neste filme. Se você se importa com isso, passe longe!

 
11 - Jogos Vorazes 2

Lançamento Previsto no Brasil: 22 de Janeiro de 2013
Direção: Francis Lawrence
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth
Sinopse: O longa mostra a vida da jovem Katniss (Jennifer Lawrence)  após os eventos ocorridos no primeiro episódio da saga, além de como suas escolhas podem influenciar no destino de toda uma nação.
Pode Dar Certo: surpresa da temporada dos blockbusters neste ano, "Jogos Vorazes" traz uma ótima história, com analogias ao mundo violento e expositivo que vivemos, e ainda conta com talentosa e bela Jennifer Lawrence como protagonista. Sequência traz a possiblidade de explorar ainda mais o rico universo criado pela escritora Suzanne Collins.


Pode Dar Errado: com o fim da "Saga Crepúsculo", as atenções estarão todas voltadas para a série como promessa de novo sucesso teen. Vai precisar das mãos firmes de todos os envolvidos para não se transformar em mais um tolo filme de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário