terça-feira, 30 de outubro de 2012

Crítica 2 - 007 - Operação Skyfall, de Sam Mendes

Por Caio Pimenta


Dirigido por Sam Mendes (“Beleza Americana” e “Foi Apenas Um Sonho”), “007 – Operação Skyfall”, o novo filme de James Bond, vai além de um simples e puro filme de ação e se torna um complexo estudo de personagens, fazendo com que figuras conhecidas do grande público ganhem uma nova dimensão por explorar o íntimo dos protagonistas.

Após uma missão malsucedida para recuperar um chip que contém todos os dados de agentes da Otan e ser considerado morto pelo MI6, James Bond (Daniel Craig) retorna para combater um ex-agente da entidade intitulado apenas como Silva (Javier Bardem), o qual pretende se vingar de M (Judi Dench) que o abandonou após uma falha em outra tarefa.

Roteirizado por James Wade, Neal Purvis e John Logan (este último estreando na série), a trama foca em uma situação que os filmes da série já haviam sugerido, porém, sem a densidade de “Skyfall”: a relação de M com seus comandados. Se em todos os outros filmes, a personagem de Judi Dench parecia um artigo de luxo e com apenas a função de indicar a próxima missão de 007, aqui ela toma às rédeas desde o princípio quando ordena, friamente, o tiro que atinge Bond em uma intensa disputa em um trem em movimento. O alívio (mínimo e cuidadoso interpretado pela brilhante Judi Dench) em descobrir que Bond estava vivo no início do filme, porém, mostra que há algo mais.

É nesse campo de dualidade que a personagem conduz o herói e o vilão ao confronto que permeia o filme. Sabendo que há um trabalho rígido e necessário, envolto em um meio de mistério em que não se sabe quem é o inimigo e que um deslize é suficiente para assassinos matarem centenas de pessoas, M é ciente que não pode sentir algum tipo de laço afetuoso com seus comandados. A forma pouco delicada de conversar com eles, sempre com tratamentos ríspidos e diretos, acentuados pela roupa preta e os braços cruzados constante da personagem traçam este perfil reservado e fechado. Mas, ela, mesmo com tudo isso, revela, em pequenos e quase imperceptíveis momentos, preocupação e zelo com seus agentes, afinal de contas, conhece as trágicas histórias de vida de cada um e sabe tudo sobre os passos que tomam. 

Antagonismo até nas roupas


Porém, como fazer com que o agente secreto possua uma relação estritamente profissional com a única pessoa que representa segurança neste mundo? É justamente neste campo que Bond e Silva mais se contrapõem. Enquanto o personagem de Craig (excelente, mais uma vez) é um sujeito que usa dos mesmos artifícios de M para provocá-la (não é à toa que quando perguntado sobre a palavra que define a chefe, ele já tem a resposta rápida: cachorra), Bardem (competente, apesar dos maneirismo de risadas) interpreta um homem necessitado de atenção, precisando, acima de tudo, de carinho, o qual vê o mundo transformado após a negação de auxílio por parte dela. Ao mesmo tempo, semelhantes e antagônicos, os dois lembram o conflito entre Batman e Coringa em "O Cavaleiro das Trevas" em que um complementa o outro.

Além disso, o excelente roteiro traz ainda um desfecho interessante sobre o passado de Bond que, apesar de não ser uma novidade quando surge pelo decorrer da trama, apresenta-se dois locais simbólicos (em todos os sentidos) e traz uma bela homenagem aos antigos filmes da série: o famoso Aston Martin do personagem.

Lembrando pouco o diretor de dramas como “Estrada Para Perdição”, “Foi Apenas um Sonho” e “Beleza Americana”, Sam Mendes dá ritmo à trama e conduz bem as cenas de ação, optando mais pelo bom posicionamento da câmera e de uma fotografia exata do que o estilo “Bourne” que, de tão copiado, já cansou o público. Além disso, a trilha sonora (incluindo a correta canção “Skyfall”, interpretada aos gritos por Adele) dão o ritmo certeiro de urgência e aventura ao filme.

Com apenas a ressalva pela apagada atuação de Ralph Fiennes e bondgirls pouco marcantes, “007 – Operação Skyfall” mostra o quanto o agente secreto britânico ainda pode render ao cinema, apesar de estar ‘cinquentona’. Apostar em bons personagens e roteiros que saibam desenvolvê-los é uma boa oportunidade para a série.

Nota: 8,5 

Um comentário:

  1. Análise crítica que transmite sensatez e apuração de quem escreve. Achei interessante a percepção do "mis-en-scène" que, desta vez, difere dos filmes anteriores. Excelente amigo :)

    ResponderExcluir