sexta-feira, 5 de março de 2010

O que esperar do OSCAR 2010?

2009 foi um ano de revolução para o Oscar,pelo menos quanto ao quesito do cerimonial de entrega das estatuetas.. Astros do público adolescente, como Robert Pattinson, apresentaram prêmios, o galã Hugh "Wolverine" Jackman foi o anfitrião da noite, Beyoncé, Zac Efron e Vanessa Hudgens interpretaram diversas músicas consagradas da história do cinema, a entrega dos prêmios foi mais dinâmica e emocionante, principalmente nas categorias de melhor ator e atriz. Tudo isso em busca da audiência perdida ao longo dos anos.

Porém, havia um grande problema que acabava com todo o esforço dos produtores do Oscar: a maioria dos indicados, incluindo todos os da categoria de melhor filme, não possuíam apelo comercial suficiente para atrair o grande público.
O único representante dos blockbusters hollywoodianos era "Batman - O Cavaleiro das Trevas" só tinha uma indicação relevante: a de melhor atro coadjuvante, para o falecido Heath Ledger.

Quem Quer Ser Um Milionário: Oscar de Melhor Filme em 2009

Era preciso, então, achar alguma forma de trazer os grandes sucessos de bilheteria de volta ao OSCAR. Porém, como sabemos, não é todo ano que surgem filmes como "E o Vento Levou", "A Noviça Rebelde", "Titanic", "O Senhor dos Anéis" que aliam qualidade artística com êxito de público.Vencedores do Oscar: sucesso de público e crítica

Surgiu um dilema: manter a premiação da forma que estava, privilegiando a qualidade dos filmes na indicação ou trazer de volta os sucessos de público, mesmo que o nível dos candidatos ao principal prêmio do evento caísse?

A Academia de Hollywood adotou, então, uma tática que o presidente Lula feliz: agradar as duas partes, causando o menor desconforto possível, independente de consequencias futuras.

O resultado foi o aumento de cinco para dez indicados na categoria de melhor filme!

O destino, porém, resolveu ser irônica e reservou para 2010 um fenômeno que o mundo do cinema não via há tempos: Avatar, novo filme de James Cameron, arrebatou o público e a crítica, firmou a técnica do 3D e tornou-se a maior bilheteria de todos os tempos.
Avatar: representante do cinema pop

Mesmo que o número de indicados a melhor filme fosse cinco, Avatar estaria entre eles.

Completando a lista de filmes que conseguiram uma indicação graças ao sucesso de público estão a ficção-científica Distrito 9, o dramalhão Um Sonho Possível, a animação UP - Altas Aventuras e a comédia Amor Sem Escalas.

Guerra ao Terror, por outro lado, é o "cabeça" dos filmes alternativos.
Guerra ao Terror: o cabeça dos cabeças

Com o mesmo número de indicações de Avatar, nove ao todo, o filme de Kathryn Bigelow é considerado pelos críticos como o melhor filme já feito sobre a invasão americana ao Iraque. Porém, o desconhecimento do público pelo filme é quase total.

O faturamento de Guerra ao Terror em solo americano foi de 12,6 milhões de dólares, 58 vezes menos que Avatar. No Brasil, a situação foi ainda pior: por estratégia da distribuidora local, o longa foi lançado diretamente nas locadoras em abril do ano passado. Somente duas semanas atrás que o filme estreou nos cinemas brasileiros, mesmo assim, em um número restrito de salas.

Os dramas Educação e Preciosa e a comédia Um Homem Sério são os outros "alternativos" da disputa.

No meio dessa polarização entre cinema de arte e blockbusters, está Bastardos Inglórios.
Dirigido por Quentin Tarantino, o filme conta com o astro Brad Pitt e mistura diversos gêneros cinematográficos.
Bastardos Inglórios: será a zebra da noite?

O talento e o respeito possuídos por Tarantino pode fazê-lo a zebra da noite.

E é assim que será o OSCAR 2010: os produtores do evento buscando uma audiência significativa e a torcida dos cinéfilos para que o OSCAR não vire uma grande bagunça.

A Grande Batalha do OSCAR 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário