terça-feira, 23 de março de 2010

Os 10 Maiores Diretores da Atualidade

Fazer lista é sempre difícil.
Escolher os 10 melhores diretores da atualidade é mais complicado ainda.
Espero que gostem!

10) James Cameron
Mesmo após ter passado 12 anos afastado dos cinemas,Cameron mostrou o porquê dele ser considerado um dos grandes diretores de todos os tempos: a capacidade de oferecer ao público um espetáculo nunca visto antes e torná-lo inesquecível, para o bem ou para o mal.
Maior Acerto: Titanic
Maior Erro: Difícil. Mas pode ser "O Segredo do Abismo"

9) Jorge Furtado
Àqueles que acham que o cinema brasileiro é só sexo e violência, com filmes sobre favela ou sertão, é porque nunca viram as produções de Furtado. Com uma simplicidade incrível e muita inteligência, o gaúcho produz filmes sensíveis e engraçados sobre um Brasil urbano e moderno.
Maior Acerto: O Homem que Copiava
Maior Erro: Difícil! Mas pode ser "Meu Tio Matou um Cara"

8) Clint Eastwood
Dono de uma das carreiras mais marcantes da história do cinema americano, o eterno "Dirty Harry" vem produzindo filmes memoráveis a cada ano. Na maior parte das vezes, o resultado é positivo, além de serem obras fortes e importantes.
Maior Acerto: Menina de Ouro
Maior Erro: A Conquista da Honra

7) Paul Thomas Anderson
Elegância e sofisticação são palavras-chaves para entender o cinema de P.T Anderson. Seus filmes possuem roteiros complexos, nos quais cada personagem é extremamente desenvolvido e explorado. Com movimentos de câmera meticulosamente precisos e muito estilo na condução das cenas, Anderson é um cineasta das antigas. No melhor sentido da palavra!
Maior Acerto: Magnólia ou Sangue Negro? ..................... Magnólia.
Maior Erro: Embriagado de Amor

6) Peter Jackson
Um cara que consegue adaptar com brilhantismo um livro tão complicado como é "O Senhor dos Anéis" já mereceria entrar nessa lista. No entanto, Jackson é muito mais do que isso: é um diretor capaz de entender que o maior efeito especial de um filme é ter uma boa história e saber contá-la. Jackson só precisa se livrar de algumas manias, como os closes excessivos e usar a trilha sonora com mais moderação.
Maior Acerto: O Senhor dos Anéis
Maior Erro: Um Olhar do Paraíso

5) Michael Haneke
O grande mérito de Haneke é a capacidade dele em ousar.
Ousar em nos pertubar,mexer com todos os tipos de pensamentos pré-concebidos que possuímos.
Ousar em fazer filmes complexos, que sejam grandes quebra-cabeças.
Ousar em utilizar um diferente tipo de narrativa cinematográfica ou algum recurso brilhante na forma de se contar uma história, deixando-nos atônitos.
Ousar em não ser convencional, fugindo de hábitos padrões da maioria dos cineastas.
Se tivéssemos mais Michaels Hanekes por aí, o cinema atual seria muito mais interessante.
Maior Acerto: Violência Gratuita
Maior Erro: Passo!

4)Fernando Meirelles
Um brasileiro indicado ao OSCAR de melhor diretor? - Põe na conta do Meirelles!
Quem abriu espaço de verdade para os diretores do Brasil e da América Latina em Hollywood? - Põe na conta do Meirelles!
Qual foi o filme não-americano de maior repercussão na última década? - Põe na conta do Meirelles!
Qual filme fez Hollywood enxergar que existia um cenário muito interessante surgindo nos países emergentes, influenciando sucessos como "Distrito 9" e "Quem Quer Ser um Milionário"? - Põe na conta do Meirelles!
É, chega!
Meirelles é fod...!
Maior Acerto: Cidade de Deus
Maior Erro: Ensaio Sobre a Cegueira

3) Lars Von Trier
Arte, Polêmica e Inovação se misturam quando fala-se do cinema de Von Trier. No início da carreira, participou do Dogma 95, movimento que procurava realizar filmes da maneira mais crua possível, como a não utilização de iluminação artificial e de trilha sonora que não fosse a do ambiente.
Anos depois, lançou o já clássico "Dogville", rodado dentro de um galpão, onde os cenários eram delimitados somente por marcas no chão e os atores deveriam imaginá-lo.
Em 2009 rodou "Anticristo", violenta obra que causou espanto no Festival de Cannes.
Goste ou não do seu estilo, não há como negar que Von Trier é essencial para o cinema moderno.
Maior Acerto: Dogville
Maior Erro: Dançando no Escuro

2)Paul Greengrass
Sair com o coração na mão é uma expressão mais do que batida.
Mas é verdade também que não há melhor forma de definir a sensação que temos após assistir um filme de Greengrass.
A capacidade desse inglês em fazer filmes tensos,com uma edição rápida,mas compreensível (diferente, por exemplo, do estilo Michael Bay) transforma um simples longa-metragem de ação em uma obra espetacular.
Maior Acerto: Voo United 93
Maior Erro: Nenhum

1)Christopher Nolan
Roteiros inteligentes.
Atuações inesquecíveis.
Cenas de ação e suspense comandadas com maestria.
Domínio completo da história que conta.
Christopher Nolan pode até não ser o mais inventivo dos cineastad,mas a capacidade de fazer filmes excelentese ser um grande contador de histórias, é que tornam cada nova obra dele esperadíssima, além de ser o diretor mais cobiçado e o melhor da atualidade.
Maior Acerto: Batman - O Cavaleiro das Trevas
Maior Erro: Nenhum

Vale mencionar outros grandes diretores da atualidade que não entraram nessa lista:
Quentin Tarantino, Sam Mendes, Ang Lee,Walter Salles, Alejandro Iñarritu,Alfonso Cuáron,Joel e Ethan Coen,Woody Allen.

Por Caio Pimenta
Diretor-Geral do SET UFAM

16 comentários:

  1. O maior acerto do maior diretor da atualidade é Batman e Dançando no Escuro e Ensaio Sobre a Ceguerra são erros? Me desculpe, mas não dá pra concordar.

    E outra: cadê o Kieslowvski, o Almodóvar, o Tarantino (só foi citado embaixo)? David Lynch está vivo e ativo. Scorsese, idem. Em todo caso, vida a diversidade cinematográfica!

    ResponderExcluir
  2. Só para deixar claro que essa não é uma lista com os melhores diretores vivos.
    É uma lista de quem tem o trabalho mais influente e importante da atualidade.
    Os maiores erros não significam que os filmes sejam uma bomba, mas na minha opinião são os filmes menores de cada diretor.

    Podem concordar ou discordar a vontade!

    Bons filmes!

    Caio Pimenta - Diretor do SET UFAM

    ResponderExcluir
  3. Rapaz. Como falou o amigo igor que comentou tua relação... Importante a diversidade cinematografica...rs
    Bom. Se a gente falar nos veteranos na miha relação com absoluta certeza iam aparecer.... os Imãos Cohen, Woody Allen....
    Dos novos, os que começaram a pouco, os alemães Tom Tickwer (Corra Lola, Perfume...) e Marc Forster (A Última Ceia. À Procura da Terra do Nunca...) e o incrivel Stephen Daldry,ingles, que fez O Leitor, As Horas e Billy Elliot. Tudo gente nove que tem muito a nos mandar do seu talento ainda....

    ResponderExcluir
  4. Uma lista contemporânea sem o Gaspar Noé?

    ResponderExcluir
  5. Listinha fraca, típica de quem não entende nada de cinema. Para começar, James Cameron é considerado um péssimo diretor entre os principais críticos do mundo. Ele faz filmes piegas, enlatados americano e investe milhões em publicidade, criando uma falsa expectativa em cima de seus filmes. Só para ratificar a superficialidade dessa lista eu pergundo, onde estão Quentin Tarantino, Irmãos Coen, Stephen Daldry, David Fincher, Darren Aronofsky, Jean-Pierre Jeunet etc, considerados recentemente como os melhores da nova geração?

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo comentário, Fausto.
    Apesar de me depreciar, respeito sua opinião.

    Uma lista com 10 diretores é sempre injusta, pois você fica querendo colocar várias pessoas e não consegue achar o espaço.

    Porém, essa história de que o Cameron faz enlatdos americanos é de uma bobagem sem tamanho.

    Titanic, Avatar e O Exterminador do Futuro 2 são grandes filmes que mostram uma das facetas do cinema da melhor maneira: nos transportar para universos fantásticos e criar mundos incríveis, nos divertindo demais.

    Outra coisa: considerado péssimo diretor por quem?

    Pablo Villaça, Rubes Ewald Filho, a galera do CinePlayers, Celso Sabadin e tantos outros adoram os filmes dele e sabem o quanto ele é capaz de levar o espectador a universos incríveis.

    Se você falar que ele é um péssimo ROTEIRISTA, concordo em gênero, número e grau.

    Sobre os outros diretores citados no teu comentário, é óbvio que adoraria colocar o Tarantino, Coen, Fincher (acho até que se revisasse a lista, os incluiria nos lugares do Greengrass, Jackson e Eastwood).

    Já o Daldry, na minha visão, é um diretor correto e ponto. Assim como o Ron Howard, um bom contador de histórias, mas que não tem ousadia narrativa nem estética em seus filmes.

    Jean-Pierre Jeunet? Por que ele é francês? Por que ele fez Amélie-Poulain em 2001? Mic Macs é um grande filme?

    Aronofsky tenho minhas restrições a ele, mas considero que seja um bom diretor, mas que tem maneirismo que o atrapalham.

    Sobre o etc: veja o meu PS e olhe quem coloquei: Woody Allen,Sam Mendes, Ang Lee,Walter Salles, Alejandro Iñarritu,Alfonso Cuáron.

    Ali poderiam estar outros: Campanella, Padilha...

    Posso não ser o maior conhecedor de cinema, mas não venha me desmerecer porque não coloquei A,B ou C.

    Respeito opiniões contrárias, mas que nos tratem de uma maneira decente. Não nos menosprezando ou querendo nos diminuir.


    Abs!

    Caio Pimenta
    Diretor do Blog do SET UFAM

    ResponderExcluir
  7. A maior sacanagem que tem nessa lista é o Quentin Tarantino não estar nela,fala séria essa lista tá muito fraca é tipico de quem não entende nada de cinema de verdade,e mal conheço Jorge Furtado cadê o Alfonso Curión,poxa grande decepção.

    ResponderExcluir
  8. Grande vaçilo o seu não ter colocado o Quentin Tarantino na lista tá a pior lista de diretores que eu já vi só não tá pior porque o Christopher Nolan está em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  9. cade o Stevem Spielber?

    ResponderExcluir
  10. diferente dos colegas que resolveram criticar a sua lista, venho apenas concordar com a avaliação sobre o Christopher Nolan. O cara simplesmente não esta errando. O cara tá dando um baile. Virei fã dele, com a trilogia Batman e com "A origem".

    ResponderExcluir
  11. De fato Christopher Nolan mereceu estar a lista.Não tem o que reclamar das suas produções.É até dificil escolher seu melhor trabalho.
    Classifico esses sendo os melhores:
    1. “Amnésia” ( Memento)
    2. “Batman – o Cavaleiro das Trevas” (The Dark Knight)
    3.Inception
    4. “O Grande Truque” (The Prestige)
    5.” Insônia” (Insomnia)

    ResponderExcluir
  12. Essa lista tem alguns acertos como Lars Von Trier, Michael Haneke e o ótimo Paul Thomas Anderson mas também tem grandes erros como a falta bastante considerável de David Fincher e também a da ótima Kateryn Bigelow e acho que James Cameron não deveria estar nessa lista assim também como Jorge Furtado ( não os desmerecendo, são bons diretores) mas não mereciam estar nessa lista como Fincher e Bigelow mereceriam.

    ResponderExcluir
  13. Com certeza tah faltando muita gente importante. Pra começar pelo tarantino, o melhor diretor da atualidade. Sem contar o scorcese. Cade ele??? O spielberg então nem c fala cara! Q fez filmes consagrados como a lista de shindler, lincoln e o resgate do soldado ryan. Brincadeira mano...

    ResponderExcluir
  14. Clint Eastwood - maior acerto disparado - Os Imperdoáveis e maior erro - Rookie - Um Profissional do Perigo
    Michael Haneke - maior acerto disparado - Caché - maior erro - o remake violência gratuita do próprio.
    Lars Von Trier - maior acerto - Ondas do Destino - e maior erro - pode ser O Grande Chefe.
    Paul Greengrass - maior acerto - Domingo Sangrento - e maior erro - Resurrected.

    Na minha opinião o maior erro da lista é não ter Quentin Tarantino.mas respeito sua opinião,e parabéns lista.

    ResponderExcluir
  15. Pois eu apreciei bastante sua lista, e o primeiro pensamento que me ocorreu foi: oh! uma lista que não é lugar comum e chatérrima com os mesmos nomes que estou cansada de ver, tipo: Tarantino (que tem de estar na lista!)/Spielberg/Allen/Almodóvar/etc./etc.O Daldry é mesmo como vc falou, o Leitor é maravilhoso, mas as horas e Elliot são parados pro meu gosto. Pelo menos tem gente que eu nunca vi, como Paul T. Anderson (maybe I have), Michael Haneke e Paul Greengrass, o que me faz dar pulos de alegria por ter ainda não visto os filmes deles. Obrigada!

    ResponderExcluir