segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Retrospectiva Oscar

Por Diego Bauer

Já sabemos quem foram os escolhidos da Academia para concorrer ao Oscar deste ano, portanto vai começar agora um delicioso momento para aqueles que amam cinema: As especulações que antecedem ao Oscar. É o momento em que não se fala em outra coisa, a não ser quem merece levar os prêmios, as categorias que não possuem um grande favorito, se as grandes barbadas vão mesmo acontecer, ou se darão lugar a uma zebra histórica, se a Academia irá fazer alguma escolha política em vez de artística (e infelizmente isso é muito comum), etc. Já que o máximo que podemos fazer é especular, que tal fazermos uma retrospectiva do que aconteceu de melhor nos últimos 5 Oscars? Quem sabe possamos encontrar certas pistas que nos auxiliem no que apostar para a premiação deste ano. Além de que é sempre bom poder rever grandes filmes. Enfim, vamos ao que interessa.

Oscar 2006

Indicados a Melhor Filme

- Crash – No Limite

- Capote

- Boa Noite e Boa Sorte

- Munique

- O Segredo de Brokeback Mountain

Foi um ano que levantou uma questão importante: É possível um filme “pobre” vencer o Oscar? Bem, parece que sim. E embora muitos torçam o nariz para Crash (alegando que a sua vitória se tratou apenas de mais uma atitude política da Academia), o filme de Paul Haggis vai muito além de um simples bom filme pobre. Com ótimas interpretações (especialmente a de Matt Dillon) e um roteiro que permite uma interessante relação entre seus personagens, Crash fez por merecer o seu Oscar, desbancando o favorito O Segredo de Brokeback Mountain.

Outros Destaques

· Já é de domínio de todos, que a Academia costuma dar o Oscar de melhor diretor para aquele que conduziu o vencedor do Oscar de melhor filme. Pois é, só que neste ano aconteceu algo diferente. Não foi Paul Haggis que venceu, mas sim Ang Lee, diretor de O Segredo de Brokeback Mountain. Talvez essa tenha sido uma maneira que a Academia encontrou de premiar o grande favorito daquela noite.

· Foi o ano de George Clooney. Ele, que nunca havia sido indicado ao Oscar, neste ano teve destaque em, nada menos do que três categorias! Venceu na categoria de melhor ator coadjuvante por Syriana – A Indústria do Petróleo, além de ter sido indicado a melhor diretor por Boa Noite e Boa Sorte. Filme que também recebeu indicação de melhor filme.

· Não poderia passar para o próximo ano, sem destacar, mesmo que rapidamente, a atuação de Philip Seymour Hoffman em Capote. Não à toa, Hoffman recebeu o Oscar de melhor ator, numa atuação perfeita da lendária figura que foi Truman Capote.

Oscar 2007

Indicados a Melhor Filme

- Cartas de Iwo Jima

- Pequena Miss Sunshine

- A Rainha

- Os Infiltrados

- Babel

Martin Scorsese é, sem medo de errar, um dos maiores nomes da história do cinema. Ele criou clássicos como Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980) e Os Bons Companheiros (1990). Mas você sabia que ele, até esse ano, nunca havia ganhado o Oscar de melhor diretor? E que nunca, um filme seu, ganhou o Oscar de melhor filme? Pois é, realmente algo para refletir. Pelo menos, foi assim que pensou a Academia, visto que ela claramente se sentiu na obrigação de compensar os erros de outrora dando o Oscar para Os Infiltrados. Não quero dizer que Os Infiltrados é um filme ruim, mas será que era pra tudo isso?

Outros Destaques

· Não pense que o filme de Scorsese teve adversários fracos. Babel, Pequena Miss Sunshine e principalmente Cartas de Iwo Jima talvez merecessem um pouco mais de destaque. E não seria nenhum absurdo se vencessem na categoria de melhor filme.

· Forest Whitaker por O Último Rei da Escócia, e Helen Mirren por A Rainha não deram brecha pra ninguém nas categorias de melhor ator e atriz e se sagraram vencedores. E merecidamente, diga-se de passagem, visto que ambos tiveram grandes performances, interpretando dois líderes de suas nações: Whitaker deu vida ao controverso líder de Uganda, Idi Amin, e Mirren a Rainha Elizabeth II. Finalmente um pouco de justiça para essa noite que estava com a credibilidade um pouco, digamos, comprometida.

· Ainda tivemos uma bela disputa na categoria de melhor filme estrangeiro. A Vida dos Outros (Alemanha) e O Labirinto do Fauno (México) eram os que se destacavam na categoria, e não por acaso, visto que ambos são ótimos filmes. O favoritismo ficava mais para o filme mexicano, pois o mesmo recebeu seis indicações contra apenas uma do filme alemão. Porém, surpreendentemente o prêmio foi para A Vida dos Outros. Mas a noite não foi de todo ruim para O Labirinto do Fauno, pois o filme venceu nas categorias de melhor maquiagem, direção de arte e fotografia.

Oscar 2008

Indicados a Melhor Filme

- Juno

- Onde os Fracos Não Têm Vez

- Sangue Negro

- Desejo e Reparação

- Conduta de Risco

Com certeza, das edições que irei comentar, essa foi, sem dúvida, a de maior qualidade. Em muitas listas de críticos que escolheram os 10 melhores filmes dos anos 2000, Onde os Fracos Não Têm Vez e Sangue Negro eram figuras constantes. E não é à toa, pois o western dos Coen e o drama de Paul Thomas Anderson são os melhores filmes dos seus diretores, e como se trata de grandes diretores, são filmes que estão muito acima da média. Mesmo sabendo que Sangue Negro é um grande filme, é possível contestar a vitória dos Coen? Acho que não.

Outros Destaques

· É evidente que sou obrigado a destacar a melhor performance de um ator na década: a de Daniel Day-Lewis em Sangue Negro. Day-Lewis é, há tempos, um dos melhores atores da sua geração, mas com o seu trabalho no filme de Paul Thomas Anderson, ele alça um vôo que vai muito além de uma boa interpretação digna de Oscar. Ele chegou a um patamar das maiores interpretações da história, sem dever em nada para um Robert De Niro em Touro Indomável ou para um Marlon Brando em O Poderoso Chefão. Simples assim!

· Também vale ressaltar as ótimas atuações de Javier Bardem (melhor ator coadjuvante por Onde os Fracos Não Têm Vez) e Marion Cotillard (melhor atriz por Piaf – Um Hino ao Amor). Dois atores não-americanos, que depois desses dois trabalhos conseguiram se tornar conhecidos e respeitados em Hollywood.

· Não sei se você já ouviu falar de um filme francês chamado O Escafandro e a Borboleta. Se não, deveria. Se trata de um grande filme francês que recebeu 4 indicações, incluindo a de melhor diretor para Julian Schnabel. Mas acredite, é pouco! COMO, COMO, COOOMO este filme não foi indicado à categoria de melhor filme estrangeiro? Como que Mathieu Amalric não recebeu uma indicação a melhor ator? Vou além. Como este filme não foi indicado a melhor filme? Ou vai me dizer que Juno e Conduta de Risco são melhores do que ele? Ai ai, coisas da Academia...

Oscar 2009

Indicados a Melhor Filme

- O Leitor

- Frost/Nixon

- O Curioso Caso de Benjamin Button

- Milk – A Voz da Igualdade

- Quem Quer Ser Um Milionário?

Desde a cerimônia de 2004, em que O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei levou nada menos do que 11 estatuetas, não tínhamos uma edição que era dominada por apenas um filme. E foi exatamente isso que aconteceu neste ano, pois Quem Quer Ser Um Milionário levou 8 das 10 estatuetas que disputava. E apesar de ser uma espécie de conto de fadas meio bobo, de ter um roteiro previsível, e ser até apelativo em alguns momentos, é muito difícil não se emocionar com a história do sonhador Jamal Malik e a sua amada Latika. Se era pra 8 Oscars? Talvez não, mas a Academia já fez coisas piores.

Outros Destaques

· Se a Academia já fez coisas piores, talvez possamos citar um exemplo deste ano que mostra bem isso: COMO que Batman – O Cavaleiro das Trevas não foi indicado a melhor filme? COMO que Christopher Nolan não foi indicado a melhor diretor? Realmente um absurdo. Aliás, acho que o Nolan dever ter feito algo muito grave para algum cara muito poderoso, pois ele não foi indicado a melhor diretor por nenhum de seus grandes filmes! Nem pelo ótimo Amnésia (2000), pelo já citado Batman – O Cavaleiro das Trevas e agora com A Origem. Tomara que isso mude, pro bem da própria Academia.

· Sabemos que O Oscar não costuma dar prêmios póstumos, aliás só fez isso uma vez até então. Mas não tinha como. Se o Heath Ledger não ganhasse o Oscar de melhor ator coadjuvante, a credibilidade do prêmio ficaria ainda mais abalada. Será que preciso de comentários para definir a atuação de Ledger como o Coringa? Acho que não.

· Ela ganhou fama mundial em Titanic (1997), se tornou uma das melhores atrizes de Hollywood, e recebeu 5 indicações ao Oscar até este ano. Kate Winslet merecia um Oscar. Não apenas por sua carreira, mas por ter feito um grande ano. Além de O Leitor, Winslet também esteve ótima em Foi Apenas Um Sonho mostrando que é uma grande atriz, e muito versátil. Teve uma concorrência fortíssima: Meryl Streep, que dispensa apresentações, com a sua grande interpretação em Dúvida; Anne Hathaway mostrando maturidade e segurança em O Casamento de Rachel; e Angelina Jolie provando definitivamente que é uma ótima atriz em A Troca. Mas mesmo com tudo isso, a premiação foi justa, e fica a certeza de que veremos Winslet de novo no Oscar em futuras edições, com certeza.

Oscar 2010

Indicados a Melhor Filme

- Um Homem Sério

- Amor Sem Escalas

- Up - Altas Aventuras

- Preciosa - Uma História de Esperança

- Distrito 9

- Educação

- Guerra ao Terror

- Avatar

- Um Sonho Possível

- Bastardos Inglórios


Lembra do que aconteceu em relação ao Cavaleiro das Trevas no ano passado? Será que se o número de indicados a melhor filme fosse maior, a injustiça poderia ter sido consertada? E será que se o Cavaleiro das Trevas tivesse sido indicado, poderia ter se sagrado vencedor? Bem, é claro que ninguém pode responder com segurança a nenhuma dessas questões, mas o que sabemos é que a Academia não queria mais correr riscos e, por isso, decidiu que o número de indicados passaria de 5 para 10. Mas, como sempre, a disputa ficou entre dois filmes: Avatar e Guerra ao Terror. Por se tratarem de filmes completamente diferentes, duas correntes também bem opostas se confrontaram defendendo seu respectivo filme e depreciando o outro. Enfim, deu Guerra ao Terror, para alegria e tristeza de muitos.

Outros Destaques

· Foi uma cerimônia em que o nível dos atores coadjuvantes estava mais alto do que o dos principais. Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios e Mo’Nique por Preciosa – Uma História de Esperança eram muito favoritos ao prêmio e, como era de se esperar, venceram.

· Foi a cerimônia que marcou o retorno de Quentin Tarantino ao Oscar. Ele que não participava do Oscar desde 1995, por Pulp Fiction, voltou com o ótimo Bastardos Inglórios. O filme teve 8 indicações, mas infelizmente só ganhou em uma categoria (melhor ator coadjuvante – Christoph Waltz). Uma pena, pois Tarantino apresentou novamente um ótimo filme (que roteiro e direção!), que merecia uma melhor sorte.

· Outro grande destaque ficou por conta da categoria de melhor filme estrangeiro. O Profeta (França), A Fita Branca (Alemanha) e O Segredo dos Seus Olhos (Argentina) eram os principais concorrentes, principalmente os dois últimos. Por ter ganhado fama e prêmios em alguns festivais pelo mundo, A Fita Branca, do conceituado diretor Michael Haneke tinha um certo favoritismo. Porém, O Segredo dos Seus Olhos surpreendeu a todos, e venceu. Uma bela vitória, visto que Juan José Campanella nos entrega um filme sensível, bem estruturado, e tecnicamente perfeito (a cena do campo de futebol é antológica). Mais um motivo para lamentarmos a ausência do Brasil.

Depois de rever tantos filmes, dá ainda mais vontade de que a cerimônia chegue logo. Espero que essa retrospectiva tenha ajudado você a saber o que esperar da cerimônia deste ano, e que tenhamos um ótimo Oscar 2011.

Um comentário:

  1. caraca, nem sabia que o ator de Batman era o diretor de A Origem, esse filme é muito bom!
    Muito bom o post tmb, muita coisa que eu não sabia!! valeu!

    ResponderExcluir