segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Oscar 2012: Meryl Streep, de“A Dama de Ferro” vence na categoria de Melhor atriz.

A categoria mais (bem) disputada do Oscar consagrou Meryl Streep como a grande vencedora. Streep é considerada uma das maiores atrizes de todos os tempos, mas há 29 anos a Academia premia outras performances. Não por ela não ter merecido o prêmio antes, mas pela admirável atriz parecer Our concur.


Não neste ano. O Oscar foi merecidamente para a atriz, que basicamente incorporou a ex-primeira ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher.


Meryl Streep não é Our Concur, mas é sensacional. "As demais" também mostraram-se muito competentes. Viola Davis mereceria o prêmio também, sem problemas, mas era o ano de Meryl.

Streep havia ganhado apenas duas vezes, das 17 em que concorreu. Em Kramer VS Kramer, comoveu o público mesmo não estando na tela por metade do filme. Seu segundo Oscar foi por Sophie's choice (1982), em que interpretou brilhantemente uma sobrevivente dos campos de concentração que precisa superar seus fantasmas.


Em 2007, outra grande atriz venceu o Oscar interpretando uma líder. Helen Mirren deu um show como a Rainha Elizabeth, em "A Rainha".


Vencedoras dos últimos cinco anos na categoria de Melhor Atriz:
2008: Marion Cotillard - "Piaf - Um hino ao amor"
2009: Kate Winslet - "O Leitor" 
2010: Sandra Bullock - "Um Sonho Possível"
2011: Natalie Portman - "Cisne Negro"

2012 - Meryl Streep - "A Dama de Ferro"

Um comentário:

  1. Confesso que, sem levar em conta o senso crítico, fiquei um pouco na torcida por Michelle Williams que, apesar de excelente, não merecia ganhar esse ano. Mas achei interessante que por dois anos seguidos ganham atrizes que se destacaram em filmes apenas razoáveis. De fato, tanto em "Dama de ferro", quanto em "Cisne negro", as protagonistas são de longe o que os filmes tem de maior.

    ResponderExcluir