segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Oscar 2012: "O Artista" ganha Melhor FIlme

Por Jéssica Santos e César Nogueira

Os encantados por "Árvore da Vida" queriam ver seu artístico e tocante filme levar a estatueta. Já os defensores do feijão-com-arroz de qualidade queriam que "Os Descendentes" vencesse. Já os apaixonados por cinema clássico sentiram-se divididos entre "Hugo" e "O Artista". Mas hoje era mesmo a noite de "O Artista".



O filme conta o auge, a decadência e a ressureição do ator do cinema mudo George Valentin. O roteiro não tem nenhum voo temático e estrutural maior. Porém, a história é muito bem contada. Além disso, as atuações, a proposta, a parte técnica e a homenagem ao cinema mudo se destacam.

Desde "Se O Meu Apartamento Falasse", um filme totalmente em preto e branco não ganhava o prêmio. O Oscar para o "O Artista" já era esperado, mas o filme inovou e a Academia o aceitou muito bem, já que ganhou cinco prêmios. A invenção de Hugo Cabret também saiu como um filme vitorioso, já que também levou cinco prêmios Oscar, mas ganhou nas categorias ditas 'técnicas', enquanto "O Artista" conquistou vários dos prêmios considerados 'principais'.

Os Últimos Cinco Premiados com o Oscar de Melhor Filme:
2007 - "Os Infiltrados"
2008 - "Onde os Fracos Não Têm Vez"
2009 - "Quem quer Ser Um Milionário"
2010 - "Guerra ao Terror"
2011 - "O Discurso do Rei"
2012 - "O Artista"

Um comentário:

  1. Enquanto o artista puxa a fila dos filmes que me farão voltar a ir muito ao cinema esse ano, a lista dos últimos melhores me desanimou ao olhar para esse passado recente. A direção canônica de "O discurso do rei", a forçada de barra pra louvar(merecida mas tardiamente) Scorcese em "Os infiltrados" e a dualidade estranha entre o blockbuster super técnico "Avatar" e o "representante" do cinema artístico "Guerra ao terror" que esteriotipava as qualidades de ambos os filmes. Depois de um bom tempo, fui assistir o Oscar sem saber quase nada de filme nenhum e terminei querendo correr para o cinema mais próximo.

    ResponderExcluir