segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lista: Filmes sobre Terrorismo

A morte do maior terrorista da história, Osama Bin Laden, foi anunciada neste domingo, 1º de maio.


Bin Laden era o líder da organização terrorista Al Qaeda, autora do maior atentado sofrido pelos Estados Unidos. No dia 11 de Setembro dois aviões foram lançados contra as torres do World Trade Center, em Nova York e outro em um dos prédios do Pentágono, em Washington. Além disso, uma outra aeronave caiu em um campo deserto no estado da Pensilvânia após uma luta entre passageiros e terroristas.

Naquele dia, o mundo mudou. 

Os EUA adotaram uma política externa mais agressiva e fechada, guerras contra o Afeganistão e Iraque foram travadas sob muita polêmica, o perigo e o medo do terrorismo aumentaram (atentados na Espanha e Inglaterra, Anthrax...).

O cinema também viveu esse momento de maneira muito intensa, com filmes contestadores sobre o governo Bush e a guerra contra o terrorismo.

O SET UFAM fez uma lista com 9 filmes e 1 série que retraram esse complicado período na política internacional:

Filme: 11/09
Direção: Jules e Gedeon Naudet
Sinopse: Na manhã de 11 de setembro de 2001, os irmãos franceses Jules e Gedeon Naudet estavam realizando um filme documentário sobre um bombeiro principiante, em Nova York. Ouvindo um rugido no céu, Jules virou sua câmera com o foco no avião, no exato momento de registrar a única imagem existente da primeira aeronave colidindo com o World Trade Center. Por um mero acaso os documentaristas Jules e Gedeon tornaram-se testemunhas oculares do mais chocante e decisivo acontecimento de nosso tempo. Os irmãos Naudet seguiram os bombeiros no coração do assim chamado Ground Zero. O resultado foi um valoroso registro que entrará para a história mundial. Essa película é um tributo aos heróis da vida real, que naquele episódio demonstraram coragem e solidariedade.
Filme: Vôo 93
Direção: Paul Greengrass
Elenco: Opal Alladin, Alan Basche, Starla Benford
Sinopse: Em 11 de setembro de 2001 o vôo 93 da United Airlines é sequestrado por terroristas, que têm por objetivo abatê-lo junto a algum símbolo norte-americano. Durante 90 minutos o avião permanece no ar, sendo que neste período os passageiros decidem reagir para evitar que os planos terroristas sejam concluídos.

Filme: 11 de Setembro
Direção: Youssef Chahine (segmento Egito), Amos Gitai (segmento Israel), Alejandro González-Iñárritu (segmento México), Shohei Imamura (segmento Japão), Claude Lelouch (segmento França), Ken Loach (segmento Reino Unido), Samira Makhmalbaf (segmento Irã), Mira Nair (segmento Índia), Idrissa Ouedraogo (segmento Burkina-Faso), Sean Penn (segmento Estados Unidos), Danis Tanovic (segmento Bósnia-Herzegovina)
Elenco: Maryam Karimi, Emmanuelle Laborit, Jérôme Horry, Nour El-Sherif
Sinopse: Onze curta-metragens abordando diversos aspectos dos ataques terroristas aos Estados Unidos, ocorridos em 11 de setembro de 2001 nos mais variados cantos do mundo.
Filme: Fahrenheit 9/11
Direção: Michael Moore
Sinopse: O diretor Michael Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda as relações entre o atual Presidente americano, George W. Bush, e Osama Bin Laden.

Filme: O Suspeito
Direção: Gavin Hood
Elenco: Jake Gyllenhaal, Reese Witherspoon, Meryl Streep
Sinopse: O egípcio Anwar El-Ibrahimi (Omar Metwally), suspeito de ser terrorista, desaparece misteriosamente num vôo da África do Sul com destino a Washington. A esposa dele, a americana Isabella (Reese Witherspoon), viaja imediatamente para os Estados Unidos para descobrir as razões do desaparecimento do marido. Ao mesmo tempo, um agente da CIA começa a questionar seu trabalho, após testemunhar um método de interrogatório pouco ortodoxo numa base estrangeira. O interrogado, no caso, é justamente El-Ibrahimi.

Filme: O Caminho Para Guantánamo
Direção: Michael Winterbottom, Mat Whitecross
Elenco: Riz Ahmed, Farhad Harun, Waqar Siddiqui
Sinopse: Misturando ficção e cenas de documentário, o roteiro foca a história de um trio de muçulmanos nascido no Reino Unido. Por dois anos, eles ficaram presos na Baía de Guantánamo, em Cuba, até serem soltos sem acusações formais.

Filme: Guerra Ao Terror
Direção: Kathryn Bigelow
Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce
Sinopse: Um grupo de soldados em guerra conta os dias para retornar para casa, mas o excesso de ocorrências faz com que a jornada fique mais difícil. As forças armadas sempre precisam de soldados para diferentes tarefas. Eles desejam o fim da guerra, mas isso nunca acontece.
 
Filme: W.
Direção: Oliver Stone
Elenco: Josh Brolin, Elizabeth Banks, Ioan Gruffudd, Thandie NewtonSinopse: O diretor Oliver Stone traz a vida do 43º presidente dos Estados Unidos para as telonas. O filme mostra conturbada vida de George W. Bush (Josh Brolin) - seus esforços e seus triunfos, como ele achou em sua mulher Laura Bush (Elizabeth Banks) a fé e, claro, os críticos dias que o conduziu a polêmica decisão de invadir o Iraque.

Filme: Jogo de Poder
Direção: Doug Liman
Elenco: Naomi Watts, Sean Penn, Ty Burrell
Sinopse: História real da agente da CIA Valerie Plame (Naomi Watts). A ação começa pouco após os atentados de 11 de setembro de 2001, momento em que o governo Bush precisa partir para o contra-ataque. A agente Valerie faz parte de uma equipe altamente especializada da inteligência americana, que prova que o Iraque não tem armas de destruição em massa. Porém, mesmo com todas as evidências contrárias, os EUA invadem a terra de Saddam, o que provoca a total indignação do ex-embaixador Joe Wilson (Sean Penn), marido de Valerie, que inicia uma campanha de conscientização da população contra os desmandos de Bush. A retaliação da Casa Branca será vingativa e cruel.
Série: 24 Horas
Criadores: Joel Surrow, Robert Cochran
Elenco: Kiefer Sutherland, Dennis Haysbert, Sarah Clarke, Carlos Bernard, Mary Lynn Rajsbuk
Sinopse: Estrelada por Kiefer Sutherland, a série acompanha um dia inteiro em tempo real do agente federal Jack Bauer lutando contra terroristas para impedir que tragédias aconteçam nas principais cidades americanas. “24 Horas” surgiu na televisão americana dois meses após o 11 de setembro e antecipou fatos que marcariam a guerra ao terror como a benevolência com a tortura para conseguir informações e o clima de paranóia no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário