sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cinco Atores da Atualidade Que Merecem Vencer o OSCAR

Por Diego Bauer

Cine SET continua série especial para o OSCAR 2013. Desta vez, você verá cinco atores que fazem por merecer uma estatueta dourada. Veja se você concorda!


Tom Cruise

Fico realmente intrigado ao ver o nome de Tom Cruise muito mais envolvido em notícias de fofoca do que em matérias “sérias” sobre cinema, fazendo com que se tenha a impressão de que a vida pessoal dele é mais interessante do que a sua capacidade de interpretar.

Não tenho receio algum em dizer que Tom Cruise é um ator bastante subestimado.

Claro que durante alguns momentos em sua carreira ele acabou tomando decisões equivocadas, mas é fato que o ator possui atuações memoráveis, que provam que ele tem realmente bastante talento.

Ele recebeu três indicações ao prêmio, por Nascido em 4 de Julho (1989), Jerry Maguire – A Grande Virada (1996) e Magnólia (1999). Mas também tem trabalhos marcantes, como na série Missão: ImpossívelDe Olhos Bem Fechados (1999), Vanilla Sky (2001), Colateral (2004), Guerra dos Mundos(2005), Trovão Tropical (2008) e no pavoroso Rock Of Ages (2012), em que a sua atuação é uma das pouquíssimas qualidades que o filme possui.

O que falta para Cruise ganhar uma estatueta é voltar a buscar papeis mais desafiadores, e se esquivar de filmes de ação genéricos, como Jack Reacher(2013), pois talento pra isso ele tem.

Leonardo DiCaprio

Hoje em dia vemos Robert Pattinson como o maior ídolo teen do cinema atual, e até que ele consiga se desvencilhar disso, será bem difícil imaginá-lo de outra forma, a não ser como apenas um rostinho bonito.

Fenômeno semelhante aconteceu há alguns anos com o sucesso estrondoso que Titanic (1997) teve. O jovem Leonardo DiCaprio foi alçado a posição de grande ídolo, tornando-se o sonho de consumo das adolescentes do final da década de 90.

Porém, como vimos no futuro, DiCaprio escolhe muito bem os papéis que faz, e não a toa desenvolveu uma carreira extremamente sólida desde então, fazendo com que a sua beleza se tornasse algo menos importante que o seu talento.

Ele já foi indicado ao Oscar três vezes, por Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (1993), O Aviador (2004) e Diamante de Sangue (2006). Além disso possui impressionantes 9 indicações ao Globo de Ouro, vencendo uma, por O Aviador.

É verdade que ele nunca foi considerado favorito ao prêmio por nenhum desses filmes, mas desde que o ator se estabeleceu como um dos maiores nomes de Hollywood, existe a sensação de que é apenas uma questão de tempo para ele vencer o prêmio.

Mas a sua não indicação ao Oscar deste ano pelo seu excelente trabalho em Django Livre (2013) faz com que essa certeza não seja tão inabalável assim.

Brad Pitt

Sem dúvida, o meu ator favorito nesta lista.

No teatro existe uma espécie de divisão bem clara entre comédia e drama, e que nem todos os atores tem a mesma habilidade para desempenhar um bom trabalho nos dois gêneros. Transferindo isso para o cinema, poderia se dizer que Brad Pitt é um dos poucos que tem esse tipo de versatilidade.

Somente um ator de enorme talento teria a capacidade de desempenhar trabalhos com tanta substância. 

Se ele demonstra enorme potencial em papéis dramáticos como faz em filmes como Babel (2006), O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford (2007), O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) e A Árvore da Vida (2011), também brilha em personagens cômicos em Os 12 Macacos (1995), Clube da Luta (1999), Snatch – Porcos e Diamantes (2000), Queime Depois de Ler (2008) e Bastardos Inglórios (2009).

Veja quantos filmes excelentes listei aqui! E eles possuem atuações marcantes de Pitt.

Apesar deste vasto e invejável currículo, o ator possui “apenas” três indicações ao prêmio, e nunca levou a estatueta.

Jim Carrey

Este é um caso um pouco diferente, pois se todos os nomes desta lista possuem pelo menos uma indicação 
ao prêmio, Jim Carrey nem sequer foi lembrado nenhuma vez.

Talvez a Academia evidencie uma espécie de preconceito na hora de divulgar os seus indicados (neste ano, por exemplo, Ben Affleck, nome certo para o prêmio de melhor diretor foi ignorado), visto que Carrey demonstrou, em alguns papeis na carreira, que é bem mais que um comediante careteiro, mas um ótimo ator.

Quando imaginamos uma possível indicação de Carrey ao prêmio, podemos até citar as suas atuações em O Show de Truman (1998) e O Mundo de Andy (1999), mas certamente o seu trabalho que mais chama a atenção (acredito que em toda a sua carreira) acontece no maravilhoso Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004).

É realmente uma pena ver um trabalho como este ser completamente ignorado pela Academia, pois o que acontece neste filme é um artista se reinventando completamente, conseguindo atingir um desempenho que muita gente acreditava não ser possível.

Para os fãs do ator, e aqui me incluo, espero ver Jim Carrey mais presente em papéis dramáticos, não para ganhar Oscar e prêmios, mas sim para vermos a sua capacidade de se arriscar em diversos caminhos.

Ed Harris

Dono de quatro indicações ao Oscar, Ed Harris é aquele tipo de ator que todo mundo fala bem, todo mundo gosta, mas que quando vamos fazer alguma lista de melhores atores, ou coisa do tipo, o seu nome nunca está no meio.

O que é uma pena, pois se trata de um ator que sempre chamou a atenção pela força cênica que possui.
Sua primeira indicação ao prêmio foi pelo duvidoso Apollo 13 (1995). Depois vieram as indicações por O Show de Truman (1998) e Pollock (2000).

Então chega 2002, e é lançado As Horas, um belíssimo filme de Stephen Daldry, que até hoje não consigo ver o motivo que faz com que tanta gente torça o nariz para o trabalho. E nele temos uma interpretação visceral de Harris, vivendo um personagem que está morrendo de AIDS. Ele foi lembrado pelo Oscar, mas não levou o prêmio.

Algo lamentável, pois esta era uma oportunidade perfeita para reconhecer o talento de um ator muito bom, que certamente ainda tem muito trabalho de altíssimo nível pela frente.

Roberto Benigni ganhou o Oscar de melhor ator

Tentei me segurar, mas não consegui. Tinha que falar sobre este que é, na minha opinião, o maior absurdo que o Oscar já cometeu em sua nem tão gloriosa história (e olha que tem cada injustiça...).
Acredito até que depois disso, não deveríamos mais levar tão em consideração o Oscar, nem como uma premiação mais política que artística.

Como, meu deus, como, como ele pôde ter recebido o prêmio de melhor ator? Como que este filme foi indicado ao Oscar de melhor filme? Como ele foi indicado ao Oscar de melhor diretor? Como esse filme pôde ter derrotado o brilhante Central do Brasil (1998)? Como este filme pode ser comparado com uma obra de Chaplin? COMO ESTE FILME PÔDE TER SIDO INDICADO A QUALQUER COISA DESTE MUNDO?

Ai, ai. Este ano foi realmente muito achincalhado. Shakespeare Apaixonado (1998) ganhou o prêmio de melhor filme e de melhor atriz, para Gwyneth Paltrow, derrotando nada menos que Fernanda Montenegro...

Bom, é melhor parar por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário