quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Especial OSCAR 2013: O Mundo das premiações fora do Oscar

Por Susy Freitas


Nem só de Oscar vive o mundo das premiações do cinema. O prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (sim, esse é o nome completo!) é o mais tradicional e conhecido do grande público, mas várias outras premiações chamam até mais atenção do público cinéfilo por garantir a projeção de filmes de nacionalidades diversas ou simplesmente com um estilo diferente das produções hollywoodianas. Com um pouco de sorte, alguns dos filmes ganhadores nesses festivais até conseguem chegar aos cinemas de Manaus!
O César, por exemplo, é o equivalente ao Oscar do cinema francês. A premiação existe desde 1976 e embora não seja tão conhecida, já emprestou seu selo de qualidade a ótimos filmes como Tess (1980), de Roman Polanski, O último metrô (1981), de François Truffaut, Camille Claudel (1988), de Bruno Nuytten, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2002), de Jean-Pierre Jeunet, As Invasões Bárbaras (2004), de Denys Arcand, e, no ano passado, O Artista (2011), de Michel Hazanavicius. Neste ano, a premiação acontece no dia 22 de fevereiro e tem como principal aposta de melhor filme Amor, de Michel Haneke


Mais conhecido e até mais badalado que o César é a Palma de Ouro, premiação do Festival de Cannes que acontece desde 1939. Este não se restringe apenas às produções francesas, e seu modus operandi de seleção de filmes garante um equilíbrio entre películas mais alternativas e outras mais convencionais.

Basta conferir alguns dos vencedores do Grand Prix Du Festival para confirmar isso: A Doce Vida (1960), do italiano Federico Fellini, Os guarda-chuvas do amor (1964), do francês Jacques Demy, Taxi Driver (1976), do americano Martin Scorsese, A Balada de Narayama (1983), do japonês Shohei Imamura, Segredos e Mentiras (1996), do britânico Mike Leigh, e, em 2012, Amor, do austríaco Michael Haneke. Por aqui, a Palma de Ouro é lembrada pelos cinéfilos por ter sido um dos mais ilustres prêmios que o filme brazuca O Pagador de Promessas (1962) ganhou no exterior.

No Reino Unido, o British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) garante que o sotaque inglês não fique fora do mundo das premiações. Além de abrir espaço para filmes de diversas nacionalidades, o BAFTA vende seu peixe com a categoria Melhor Filme Britânico. Outra diferença é a premiação se estender para produções televisivas e até mesmo para o público infantil, o que lhe dá uma identidade bastante peculiar.

O BAFTA não decepciona em sua seleção de melhores filmes. Dentre os premiados estão Ladrões de Bicicleta (1950), de Vittorio de Sica, Lawrence da Arábia (1963), de David Lean, Dr. Fantástico (1965), de Stanley Kubrick, Annie Hall (1978), de Woody Allen, O Homem Elefante (1981), de David Lynch, Os Bons Companheiros (1991), de Martin Scorsese, Beleza Americana (2000) e O Artista (2012), de Michel Hazanavicius. A premiação de 2013 foi mais uma das que consagrou Argo (2012), de Ben Affleck, como Melhor Filme.

Outra premiação de destaque é a do Festival de Berlim, que entrega o Urso de Ouro para Melhor Filme desde 1951. O festival merece um lugar especial no coração de todo cinéfilo brasileiro por ter agraciado Central do Brasil como Melhor Filme e Fernanda Montenegro como Melhor Atriz pelo mesmo filme em 1998, além de ter garantido um Urso para Tropa de Elite exatamente dez anos depois.

Dentre as pérolas que já ganharam o prêmio de Melhor Filme na Alemanha estão Morangos Silvestres (1958), de Ingmar Bergman, O Desespero de Veronica Voss (1982), de Rainer Wener Fassbinder, Magnólia (2000), de Paul Thomas Anderson e A Viagem de Chihiro (2002), de Hayao Miyazaki. Neste ano, a premiação aconteceu no último dia 17 e premiou o romeno Child’s Pose (ainda sem título em português).

Embora ainda tenha que comer muito feijão com arroz para chegar no nível de projeção das premiações citadas até aqui, o Festival de Gramado também tem sua importância em nível nacional. Desde 1973, ele vem distribuindo o prêmio Kikito para as melhores produções brasileiras e da América Latina em categorias distintas. Dentre as produções mais conhecidas a receber o prêmio máximo do Festival estão Toda Nudez Será Castigada (1973), Gaijin, Caminhos da Liberdade (1980), Quem Matou Pixote (1996) e Colegas (2012). Nesse ano, como de praxe, o Festival de Gramado acontece no início de junho.

De maneira geral, prêmio nenhum garante que um filme é uma obra-prima. Para o grande público, porém, as premiações servem de termômetro para bons filmes e, no geral, geram curiosidade em cima de produções que, de outra forma, poderiam nunca chegar aos olhos e ouvidos desse público, de forma que sempre vale a pena dar uma conferida nos vencedores. Para quem curte um “filme do Oscar”, a lista do Cine SET é bem básica, mas serve de pontapé inicial para ir além na busca por filmes legais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário