domingo, 17 de abril de 2011

Cine Vídeo Tarumã - Filmes Indígenas



O Cine Vídeo Tarumã apresenta nesta semana três filmes com a temática indígena.
A escolha, segundo os organizadores, acontece devido ao dia do índio, celebrado em 19 de abril.

As sessões começam sempre a partir de 12:30hrs no Auditório Rio Negro, localizado no ICHL, no Campus da UFAM, no Coroado, zona centro-sul de Manaus.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Filme: Terra Vermelha
Direção: Marco Bechis
Elenco: Taiane Arce, Alicélia Batista Cabreira, Chiara Caselli
Sinopse: Um grupo de índios Guarani-Kaiowá vive em uma fazenda trabalhando em condições de escravidão e ganham alguns trocados para posarem de atração turística. Eles decidem reivindicar a devolução das terras de seus ancestrais e começa um grande conflito com os fazendeiros.
Quando: Segunda-Feira (18/04)

Filme: Corumbiara
Direção: Vicent Carelli
Sinopse: Leiloada durante o governo militar, a gleba Corumbiara, no sul de Rondônia, é o cenário, em 1985, de um massacre de índios isolados. Apesar dos visíveis sinais da tentativa de apagar as evidências de sua existência, filmadas pelo documentarista Vincent Carelli, e das denúncias do indigenista da FUNAI Marcelo Santos, o caso é esquecido. Dez anos depois, o encontro de dois índios desconhecidos numa fazenda oferece a primeira oportunidade a Santos e Carelli de retomar o fio desta história, que registra muitas lacunas, mas revela aos poucos os inequívocos sinais da continuidade dos crimes contra os povos indígenas, num processo de selvagem apropriação da terra na Amazônia.
Quando: Terça-Feira (19/04)

Filme: Jururã – O Espírito da Floresta
Direção: Armando Lucena
Sinopse: O filme traz para a telona a vida do único indígena a ocupar uma cadeira no Parlamento brasileiro, o cacique xavante Mário Juruna. A partir da biografia apresentada pelo primogênito Diogo Amhó, o documentário busca resgatar para as novas gerações a história do deputado e levantar as diferenças que separam e estigmatizam os povos indígenas brasileiros. A narrativa abrange, a partir de expressivo material de som e imagem registrados no Congresso Nacional, universidades e instituições indígenas, informações sobre a organização social e política do povo Xavante, os elementos de sua cosmologia e a sonoridade da língua Jê.
Quando: Quarta-Feira (20/04)

Nenhum comentário:

Postar um comentário