sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cinema em 2011 - Calmo até demais


1º – Rio (4,2 milhões)
2º – Enrolados (3,9 milhões)
3º – De Pernas Pro Ar (3,1 milhões)
4º – Bruna Surfistinha (2,1 milhões)
5º – Esposa de Mentirinha (2 milhões)
6º – O Turista (1,7 milhão)
7º – Caça às Bruxas (1,49 milhão)
8º – Cisne Negro (1,45 milhão)
9º – Zé Colmeia (1,43 milhão)
10º – Gnomeu & Julieta (1,1 milhão)


POR CAIO PIMENTA
Diretor-Geral do SET UFAM

A lista acima mostra quais são os filmes mais assistidos pelo público brasileiros nos quatro primeiros meses do ano.

Como se pode ver, as animações predominam na lista: são 4 ao todo, sendo que “Rio” e “Enrolados” lideram com ampla margem de vantagem para o terceiro colocado. 

Pensar ainda que 2011 ainda reserva as continuações de “Kung Fu Panda” e “Carros” faz o setor da animação ficar mais feliz.

Ouro ponto que chama a atenção é o sucesso do filme “De Pernas Pro Ar”, estrelado por Ingrid Guimarães que superou em um milhão de espectadores o polêmico e bem-divulgado “Bruna Surfistinha”, com Deborah Secco. Já “Vips”, com Wagner Moura e que recebeu boa divulgação na mídia, não apareceu no Top 10.

Um fato curioso de se notar é que as fitas de ação pouco sucesso tiveram no país. Somente as bombas “O Turista” e “Caça às Bruxas” conseguiram uma vaguinha no ranking. Na minha opinião, a baixa qualidade dos lançamentos (“Santuário”, “Besouro Verde”, “Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles”, “Sucker Punch”)   desse gênero tão popular leva a essa ausência. 

Nada que a chegada nos próximos meses de “Piratas do Caribe 4”, “Harry Porter e as Relíquias da Morte – Parte 2”, “Amanhecer”, “Velozes e Furiosos 5”  e “Lanterna Verde” não possa resolver.

 
Já os indicados ao OSCAR 2011 também não impressionaram muito o público. Exceto “Cisne Negro” que tinha como chamariz a excelente a atuação de Natalie Portman e ser um suspense bem amarrado, os outros destaques da premiação não conseguiram chamar a atenção de quem vai aos cinemas. “O Discurso do Rei”, “Bravura Indômita”, “127 Horas”, “O Vencedor” são filmes mais destinados a um público restrito, mesmo possuindo histórias acessíveis e contarem com grandes estrelas de Hollywood ao contrário de longas mais alternativos como “Inverno da Alma” não levaram o público aos cinemas.


 O fato é que 2011 não tem sido muito generoso para os cinéfilos. Até o momento, não houve um lançamento indiscutível, um filme que tenha conquistado o público e a crítica de maneira arrebatadora e capaz de fazer o ano inesquecível.

Torçamos que os novos lançamentos melhorem a média de 2011!

Cinco excelentes filmes do ano:


 Exit Through the Gift Shop - Nota: 8,0

 O Discurso do Rei - Nota: 8,0

 Bravura Indômita - Nota: 8,0

 
 127 Horas - Nota: 8,0
 Rango - Nota: 7,5

Três bombas do ano:

Brasil Animado - Nota: 4,0
Uma Manhã Gloriosa - Nota: 5,5
Sucker Punch – Sem Limites - Nota: 5,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário