sexta-feira, 24 de junho de 2011

Estreias em Manaus (24 a 30/07): “Foo Fighters: Back and Forth” e “Carros 2”. Pré-estreia: Transformers – O lado oculto da lua


Foo Fighters - Fãs do rock já tem programação neste fim de semana. O documentário “Foo Fighters: Back and Forth”, dirigido pelo premiado James Moll, vai ter sessões em cinemas de Manaus, uma das poucas cidades do país a exibir o filme inédito, que conta a história de 16 anos da banda, desde as primeiras músicas gravadas em fitas demo por Dave Grohl, ainda na época do Nirvana, até a conquista do Grammy, os discos multi-platina, os shows em estádios e a consagração como uma das maiores bandas de rock do planeta.


Com produção de Nigel Sinclair, da Spitfire Pictures, o elogiado filme volta no tempo até a época em que o músico Dave Grohl ainda era baterista do Nirvana, banda que foi encerrada em 1994 após o suicídio do vocalista Kurt Cobain. Na tela, é possível acompanhar a história desde os primórdios, ou seja, o nascimento do Foo Fighters, em 1995, pelas mãos de Ghohl, hoje um dos líderes mais reverenciados do mundo do rock. Os cassetes do músico viraram o homônimo álbum de estreia do Foo Fighters.

O filme mostra a criação dos álbuns da banda, inclusive detalhes do processo de criação do último trabalho, “Wasting Light” (o sétimo da discografia da banda), lançado em abril deste ano, e que atualmente lidera o ranking de vendas em todo o mundo. No Brasil já vendeu mais de 10 mil cópias. Este novo álbum também marca a primeira parceria completa entre o Foo Fighters e o lendário produtor Butch Vig, com quem Grohl já trabalhou no clássico "Nevermind”, do Nirvana. Neste trabalho, a banda se impôs o desafio de retornar às origens, gravando o material em fitas analógicas diretamente da garagem de Grohl. Sem computadores, nem softwares: só uma banda gravando um disco em uma garagem.

O relato íntimo da trajetória da banda traz minuciosas entrevistas com os cinco membros atuais do grupo: Dave Grohl (vocal e guitarra), Taylor Hawkins (bateria), Nate Mendel (baixo), Chris Shiflett (guitarra) e Pat Smear (guitarra), além dos ex-integrantes William Goldsmith (bateria) e Franz Stahl (guitarra), que relatam os sucessos e fracassos do grupo.

Carros 2 - Relâmpago McQueen e seu amigo Mate estão de volta para viver mais aventuras ao redor do mundo. Eles querem ganhar o Grande Prix Mundial e, com isso, o título de carro mais rápido do mundo. Mas surpresas hilárias e até um caso de espionagem internacional se intrometem no percurso da dupla. "Carros 2" já chegou aos cinemas nacionais e a Disney sabe qual o objetivo que o filme deve atingir: ser a franquia com mais produtos vendidos da história, superando o atual recordista "Toy Story 3" (também da Disney), que arrecadou US$ 2,8 bilhões apenas em brinquedos, lancheiras e outros produtos licenciados.
Dentro das telonas, o retorno não deve ser diferente. O sucesso depende diretamente dos amantes de motores e animação, sejam crianças ou adultos. A produção do filme, das corridas e dos modelos dos carros apresentados, agrada o mais exigente dos amantes de carros reais.
Agora, o carro-guincho Mate, então coadjuvante, vira protagonista ao lado de seu melhor amigo, o multicampeão de corridas Relâmpago McQueen. Mate tem a missão de ajudar seu companheiro em várias partes do mundo, nos países onde são disputadas etapas do Grand Prix Mundial, que determina quem é o carro mais veloz do planeta.
Mas, a aventura é cercada de vilões, buracos e gente (leia-se carros). E Mate acaba, sem querer, se envolvendo em um esquema de espionagem internacional, cujos envolvidos contam com o serviço do guincho para solucionar um crime premeditado. A direção é de Brad Lewis (do vencedor do Oscar "Ratatouille").
 Primeiro filme produzido pela Pixar e dirigido por John Lasseter a não ter trilha de Randy Newman, conhecido pelo trabalho em Toy Story.  Por respeito a Paul Newman, que faleceu em 2008, o personagem Doc Hudson, dublado por ele no primeiro filme, não foi incluído nesta história. Lasseter  teve a ideia para a continuação quando estava promovendo o primeiro filme na Europa.

Pré- estreia – Transformers 3 – O lado oculto da lua
 Os Autobots, liderados por Optimus Prime (Peter Cullen), participam de missões secretas ao lado dos humanos, onde tentam exterminar os Decepticons existentes no planeta. Um dia Optimus descobre que os humanos lhe esconderam algo ocorrido no lado oculto da Lua. Trata-se da queda de uma espaçonave vinda de Cyberton, comandada por Sentinel Prime (Leonard Nimoy), que desencadeou a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética na década de 60. Os Autobots resolvem ir à Lua para resgatar o antigo líder, além das cápsulas que ainda estão no local. Paralelamente, Sam Witwicky (Shia LaBeouf) vive com sua nova namorada, Carly (Rosie Huntington-Whiteley), e está à procura de emprego. Ele sente-se diminuído, já que salvou o planeta duas vezes e ganhou uma medalha do presidente Barack Obama, mas nada disto parece ajudá-lo a se estabelecer no mercado de trabalho. Para piorar, Carly ganha bem e é assediada pelo chefe, o bilionário Dylan Gould (Patrick Dempsey). Pouco depois de enfim conseguir emprego, Sam recebe uma mensagem de Jerry (Ken Jeong), que trabalha no mesmo lugar. Jerry trabalhou na NASA durante a corrida espacial e agora é chantageado pelos Decepticons, que o matam. O fato faz com que Sam procure mais uma vez os Autobots, mas apesar de seus feitos do passado ele encontra resistência da nova comandante, Marissa Faireborn (Frances McDormand).

Nenhum comentário:

Postar um comentário