segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

OSCAR 2011 - De Volta Para o Futuro

Por CAIO PIMENTA
Diretor do SET UFAM

Nova York
25/02/2021
 
Estamos às vésperas do OSCAR.

Não há período mais emocionante para quem é cinéfilo do que ficar discutindo qual obra merece mais a estatueta, os injustiçados, a pressa para assistir todos os indicados antes da premiação.

Lembro que comecei a acompanhar atentamente essa festa em 1998.

Naquele ano, vários atrativos chamaram minha atenção: “Titanic”, o filme que me fez ser um cinéfilo, era o grande favorito; Jack Nicholson, um dos meus atores favoritos, ganharia seu terceiro OSCAR pelo excelente “Melhor é Impossível” e “O Que é Isso Companheiro?” tentava nossa primeira estatueta dourada (hoje em dia, parece até piada nosso desespero pelo OSCAR!).

Dali em diante, assistir a noite do OSCAR era obrigação!

Hoje, após 23 anos acompanhando a cerimônia, lembro de uma noite especial: a do OSCAR 2011.

Eu, minha mulher (Mariana Lima) e meus três amigos, César Nogueira, Diego Bauer e Renildo Jr, fizemos uma cobertura para este site (na época, blog). 

Vídeos com comentários, fotos do tapete vermelho, textos sobre os vencedores imediatamente após serem anunciados, DVD´s sorteados no Twitter (lembra dele?)...

Ao todo, obtivemos naquele dia mais de 750 visualizações!

Recordo que assistia a cerimônia com muita desatenção devido a todo o trabalho.

Dez anos depois, analisando os resultados da noite, vejo o quão pobre o OSCAR 2011 foi!

O grande vencedor foi “O Discurso do Rei” que levou 4 estatuetas, incluindo a de melhor filme e diretor para Tom Hooper.

Aposto que você nem deve lembrar dele!

Sabe o por quê?
 
“O Discurso do Rei” se juntou a uma lista de obras como “O Maior Espetáculo da Terra”, “Como Era Verde o Meu Vale”, “No Calor da Noite”, “Kramer Vs. Kramer”, “Guerra ao Terror, entre outros: filmes do momento, com ótima receptividade entre o público e crítica, brilhantes tecnicamente, com atuações irretocáveis e temas bem ao gosto da Academia.

Todas essas obras citadas, diga-se de passagem, são ótimos filmes, porém, nada além de ÓTIMOS FILMES!

Nenhum deles apresenta ousadias tanto visuais quanto narrativas, muito menos representam algum marco para a história do cinema.

Pior ainda é analisar e vermos que três filmes indicados junto com “O Discurso do Rei”,  representam muito mais para o cinema que o filme sobre a história de George VI.

“A Origem” é uma das ficções científicas mais brilhantes das últimas duas décadas e possui um roteiro complexo, mas muito bem amarrado pelo excelente Christopher Nolan; já “Cisne Negro” homenageou o balé de forma tão única e trazia Natalie Portman em atuação espetacular (e olha que de lá para cá, ela continua no mesmo nível) e, por último, “Toy Story 3” feito em um dos períodos mais mágicos da Disney, quando a PIXAR não errava nada e com uma história que completa de maneira magnífica a trilogia.

2011 foi tão louco que “O Discurso do Rei” teve como seu maior concorrente “A Rede Social”, belo filme do hoje sumido David Fincher. A obra sobre a criação do site “Facebook” (lembra desse – versão 2.0?) também era um filme do momento e, sendo assim, um ótimo longa.

Tomara que o OSCAR 2021 seja diferente.

Caso contrário, essa premiação continuará a perder o interesse do diminuto público que ainda acompanha a cerimônia!

2 comentários:

  1. Concordo em parte com seu post.
    O Discurso do Rei é um filme bom, mas realmente não merecia o Oscar de Melhor Filme com A Origem e Cisne Negro na mesma categoria. Pode-se perceber que a Academia ainda tem problemas em premiar filmes que vão além do visual e da boa técnica.
    Discordo da parte em que fala que A Rede Social também é um filme de momento. Esse filme marca uma geração e critica um estado atual da nossa sociedade da forma mais inteligente possível, um dos roteiros mais bem adaptados dos ultimos anos e uma direção fenomenal. Esse filme sim será lembrado daqui há 10, 20 anos como um clássico contemporâneo.
    Já O Discurso do Rei será lembrado apenas como o filme que "roubou" o Oscar de A Rede Social...
    Mas já era de se esperar uma premiação fechada e tradicional desse jeito quando a Academia não fez questão de indicar Christopher Nolan na categoria de Melhor Direção... infelizmente não dá pra agradar a todos. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Discordo totalmente do que foi dito do filme A Rede Social, acho que é um filme péssimo e sonolento. Não aguentaria assistir mais de uma vez

    ResponderExcluir