domingo, 27 de fevereiro de 2011

Palpites OSCAR 2011

POR CAIO PIMENTA
Diretor do SET UFAM

Chegamos ao final de semana mais esperado do mundo do cinema: neste domingo, 27 de fevereiro, acontece em a noite do OSCAR 2011.

Como um bom blog de cinema que se preze, é hora de palpitar sobre quais devem ser os vencedores.

Então, vamos lá:


Melhor Filme: "O Discurso do Rei" deve levar o prêmio principal. O crescimento que o filme obteve nas últimas semanas, levando os prêmios dos sindicatos de atores e diretores alavancou o favoristismo do longa sobre George VI. "A Rede Social" não sustentou a vantagem obtida após conquistar o Globo de Ouro, porém, caso seja o vencedor, não seria nenhuma surpresa.

Favorito: O Discurso do Rei
Azarão: A Rede Social
Quem deveria ganhar: Toy Story 3

Melhor Diretor: Tom Hooper e David Fincher fazem um belo duelo pela estatueta. O primeiro dirige o favorito a melhor filme, fato levado em conta pelos membros da Academia. Já Fincher é um dos principais diretores norte-americanos a não ter ganho a estatueta., tendo comandado clássicos como "Seven - Os Sete Crimes Capitais" e "Clube da Luta". Arrisco na vitória do diretor de "A Rede Social".

Favorito: David Fincher
Boas Chances: Tom Hooper
Quem Deveria Vencer: David Fincher


Melhor Ator: Se "O Discurso do Rei" é um filme relevante, deve-se, acima de tudo, a excelente atuação de Colin Firth. O inglês que só fazia comédias românticas que não exigiam tanto poder de atuação ("Bridget Jones" e "Simplemente Amor" são bons exemplos), vem em uma fase crescente e encontra na interpretação do rei gago o auge da carreira. Por mais que tenha concorrentes fantásticos (Eisenberg é o maior deles), somente uma zebra monstruosa tira a estatueta de Firth.

Favorito: Colin Fitrh
Azarão: Jesse Eisenberg
Quem Deveria Vencer: Colin Firth


Melhor Atriz: chegou a hora da Academia premiar uma das principais atrizes surgida no cinema hollywoodiano na última década: Natalie Portman é ampla favorita para ganhar o OSCAR nesta categoria. A entrega e sensibilidade da atriz em "Cisne Negro" a torna quase imbatível. A única concorrente capaz de causar um "Maracanazo" no Kodak Theather é Annette Bening por sua atuação em "Minhas Mães e Meu Pai". Na verdade, o retrospecto de Bening em premiações anteriores (3 derrotas) e a força que ela e o marido, Warren Beatty tem em Hollywood pode abalar mais o favoritismo de Portman do que a atuação dela em si. Porém, é improvável.

Favorita: Natalie Portman
Azarã: Annette Bening
Quem deveria vencer: Natalie Portman

Melhor Ator Coadjuvante: galã capaz de se entregar a um papel forte e ousado, Christian Bale deve ganhar o primeiro OSCAR da carreira por "O Vencedor". Mas, não se pode deixar Geoffrey Rush de lado. Dependendo da maneira como a Academia pretende consagrar "O Discurso do Rei", a glória do candidato inglês pode começar por aqui.

Favorito: Christian Bale
Boas Chances: Geoffrey Rush
Quem Deveria Vencer: Bale ou Rush, esta categoria ficará em boas mãos


Melhor Atriz Coadjuvante: se tem uma categoria mais disputada do que esta, avisem! Há menos de um mês, Melissa Leo era mais do que favorita. Após realizar uma campanha de auto-promoção para sensibilizar os votantes da Academia, a grande estrela de "O Vencedor" se queimou. Para piorar, ela ainda viu "Bravura Indômita" se tornar um sucesso de bilheteria e a torcida para a atuação segura e excelente de Hailee Steinfeld  crescer tanto na imprensa especializada quanto no público. Ainda enfrenta como concorrente a colega de "O Vencedor", Amy Adams e Helena Bonham Carter por "O Discurso do Rei". No momento, a favorita é Steinfeld, mas tudo pode acontecer!

Favorita: Hailee Steinfeld
Boas Chances: Melissa Leo
Pode Surpreender: Amy Adams e Helena Bonham Carter
Quem Deveria Vencer: Melissa Leo

Melhor Animação: a barbada da noite! "Toy Story 3" deveria ganhar muito mais que melhor animação, porém, o conservadorismo da Academia e a miopia de enxergar a grandeza da Pixar, capaz de entregar a cada ano uma obra-prima melhor que 20 filmes ditos sérios, não permite o longa de Buzz Lightyear e Woody ir ao "infinito e além". Vale ressaltar que "Toy Story 3" concorre com grandes candidatos.

Favorito: Toy Story 3
Surpresa: Nenhuma
Quem deveria Vencer: Adivinha?

Melhor Roteiro Original: a maior injustiça do ano vem nessa categoria. Christopher Nolan escreveu um dos roteiros mais inteligentes e desafiadores dos últimos anos, amarrando a trama de forma espetacular. "A Origem", porém, deve perder a disputa para "O Discurso do Rei". O filme sobre George VI possui ótimos diálogos e é bem escrito, mas nada comparado a história ao que Nolan criou. Lamentável!

Favorito: O Discurso do Rei
Boas Chances: A Origem
Quem Deveria Vencer: A Origem


Melhor Roteiro Adaptado: Fincher conduz "A Rede Social" de maneira discreta, mas eficiente. Jesse Eisenberg apresenta a atuação de uma vida. Entretanto, não há nada melhor no filme sobre a criação do Facebook do que o roteiro escrito por Andy Sorkin. A naturalidade com que o longa vai e volta no tempo e os diálogos que nos fazem odiar e admirar Mark Zuckberg transformaram o filme em um dos melhores de 2010.

Favorito: A Rede Social
Zebraça: Bravura Indômita
Quem Deveria Vencer: A Rede Social ou Toy Story 3



Melhor Filme Estrangeiro: Alejandro Inarritu e Javier Barden devem estar usando todo os seus nomes para levar o OSCAR para os mexicanos com “Biutful”. Porém, o dinamarquês “Em um Mundo Melhor” manteve sua força desde o Globo de Ouro e é o grande candidato a levar a estatueta. “Incêndios” (Canadá) e “Foras-da-Lei” (Argélia) correm por fora.

Favorito: Em Um Mundo Melhor
Boas Chances: Biutful
Pode Surpreender: Incêndios e Foras-da-Lei
Quem Deveria Vencer: abtensão

Melhor Fotografia: “Bravura Indômita” deve conseguir seu único OSCAR nesta categoria, caso não fature a estatueta de atriz coadjuvante. Porém, “O Discurso do Rei” deve incomodar caso comece a ganhar vários prêmios.


Favorito: Bravura Indômita
Zebra: O Discurso do Rei
Quem Deveria Vencer: Bravura Indômita

Melhor Figurino: Se “Alice no País das Maravilhas” não fosse tão fraquinho, seria franco favorito nesta categoria. Assim sendo, cuidado com “O Discurso do Rei” e “Bravura Indômita”.

Favorito: Alice no País das Maravilhas
Boas Chances: O Discurso do Rei
Quem Deveria Vencer: Alice no País das Maravilhas


Melhor Maquiagem: Viu o comentário de melhor figurino? Pode copiar e colar aqui, trocando apenas “Alice” por “O Lobisomem”.

Favorito: O Lobisomem
Boas Chances: A Minha Versão Para o Amor
Quem Deveria Vencer: abtensão

Melhor Montagem: “Cisne Negro” e “A Rede Social” possuem trabalhos espetaculares nessa categoria. O primeiro mais inquieto e cheio de nuances sutis; já o segundo inverte a noção do tempo muitas vezes, sem nos fazer perder na história e é parte essencial para entendermos a mente de Zuckberg. Se a Academia não quiser protestos no Kodak Theather devem premiar um dos dois.

Favorito: A Rede Social
Boas Chances: Cisne Negro
Quem Deveria Vencer: Cisne Negro

Melhor Efeitos Visuais: A burrice da Academia é tamanha que somente aqui começará a premiar “A Origem”. Pena o espaço para a ficção científica ser tão limitado.

Favorito: A Origem
Azarão: Alice no País das Maravilhas
Quem Deveria Vencer: A Origem

Melhor Edição e Mixagem de Som: Mesmo esquema válido para a categoria de Efeitos Visuais serve aqui.

Favorito: A Origem
Azarão: Bravura Indômita
Quem Deveria Vencer: A Origem


Melhor Trilha Sonora: “A Rede Social” deve faturar este prêmio, com sua trilha que mistura música clássica e pop ao mesmo tempo. Atenção a “127 Horas” e “O Discurso do Rei”.

Favorito: A Rede Social
Boas Chances: 127 Horas
Quem Deveria Vencer: A Rede Social

Melhor Direção de Arte: “O Discurso do Rei” vai ganhar nesta categoria. Olho em “Bravura Indômita” e “A Origem”.

Favorito: O Discurso do Rei
Boas Chances: Bravura Indômita
Azarão: A Origem
Quem Deveria Vencer: A Origem

Melhor Música Original: Disputa boa! De um lado, dois filmes da Disney, "Enrolados" e "Toy Story 3", do outro está "127 Horas" com sua única chance real de ganhar alguma coisa na noite. Aposto no filme de Danny Boyle.


Favorito: 127 Horas
Boas Chances: Toy Story 3 e Enrolados
Quem Deveria Vencer: 127 Horas


Melhor Documentário: Polêmica e a torcida brasileira serão a marca desta categoria. “Exit Throught The Gift Shop” é o grande favorito e, ao redor dele, paira a dúvida: será que o grafiteiro, Banksy, que nunca revelou sua identidade irá receber o prêmio. “Trabalho Interno”, filme que disseca a crise financeira de 2008 nos EUA, é o seu grande adversário. Já nós brasileiro, cruzaremos o dedo e torceremos para que uma zebra permita a vitória de “Lixo Extraordinário”. Torcer não custa nada!

Favorito: Exit Throught The Gift Shop
Boas Chances: Trabalho Interno
Azarão: Lixo Extraordinário
Quem Deveria Vencer: Exit Throught The Gift Shop


A COBERTURA DO OSCAR 2011 COMEÇA NO BLOG DO SET UFAM ÀS 20:30hrs!

Um comentário:

  1. Só digo uma coisa:


    Se ''A Rede Social'' vencer melhor filme, cancelo minha conta no FaceBook.

    Melissa Leo vem prometendo desde 03 anos atrás.

    Colin Firth não é nenhuma suspresa. Quem assistiu a comedinha romantica que esqueci o nome agora, e que não é ''o diário de bridget jones'', ficará convencido.

    Ator Coadjuvante:
    Bale? Sério mesmo? Não obrigado. Fico com Rush. Esse sim é quem merece o Oscar.


    Como eu disse antes, o legal é torcer.


    Apesar do que estão falando por aí, o MEU FILME PREFERIDO nesse Oscar é '' Toy Story 3''.

    ResponderExcluir