quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Volta do Cine Vídeo Tarumã


Quando as aulas voltam na UFAM, chega a hora do "Cine Vídeo Tarumã" retornar as atividades também!

Projeto de extensão do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, o "Cine Vídeo Tarumã" exibe às segundas, quartas e sextas, sempre às 12:30, filmes sobre um determinado tema escolhido pelos integrantes do cineclube. As exibições acontecem no Auditório Rio Negro, no ICHL, Campus Universitário, no Coroado I.

O Dia Internacional da Mulher (08 de Março) vai ser o primeiro tema homenageado, já que a data vai coincidir com o Carnaval, não havendo exibição de filmes durante as festas.

Vamos a programação:

28/02 (Segunda-Feira): Tempo de Espera, de Moufida Tlatli

Sinopse: Em Djerba, na Tunísia, vive Aicha, uma jovem de 18 anos que acaba de se casar com Said. Ela fica a maior parte do tempo sozinha, já que o marido trabalha na capital Túnis, onde passa 11 dos 12 meses do ano. Desde a noite de núpcias, Aícha exprime seu desejo de ir viver na cidade, ao lado se Said. Para isso, ela começa a tecer os tapetes necessários para a sua viagem. Said coloca uma condição: que ela lhe dê um filho homem. O tempo passa. As desilusões, no entanto, se sucedem. Aicha tem duas filhas antes de ver nascer o filho Aziz. O menino, porém, não representa mais uma solução, pois já traz consigo todo o martírio da mãe. Anos depois, ela retorna à aldeia com os três filhos, para compreender o passado, recuperar a confiança e a paz.
A diretora Moufida Tlatli trata dos problemas reais da mulher muçulmana e o sofrimento das mulheres que vivem sem os maridos, que partem para garantir a sobrevivência.

02/03 (Quarta-Feira): Às Cinco da Tarde, de
Samira Makhmalbaf

Sinopse: O filme investiga a situação das mulheres no Afeganistão ao narrar a trajetória de Noqreh (Agheleh Rezaie), uma jovem que sonha ser candidata à Presidência da República. Assim que as escolas voltam a aceitar o sexo feminino, Noqreh retoma os estudos. Quase todas as alunas, porém, ainda usam a burca. Aos poucos, durante as aulas, instaura-se o debate em torno da condição feminina e da possibilidade das mulheres conquistarem os mesmos direitos dos homens. Com a ajuda de um poeta, Noqreh entra em conflito com o pai.

04/03 (Sexta-Feira): Caramelo, de
Nadine Labaki

Sinopse: O filme acompanha a trajetória de cinco mulheres libanesas em Beirute. Layal (Nadine Labaki) trabalha em um salão de beleza com outras três mulheres. Cada uma delas tem seus problemas: Layal tem um caso com um homem casado; Nisrine (Yasmine Al Masri) anda insegura com a aproximação do seu casamento; Rima (Joanna Moukarzel) é lésbica; e Jamal (Gisèle Aouad) está preocupada com sua idade. Próximo ao salão, está a costureira Rose (Sihame Haddad), uma senhora que dedicou sua vida para cuidar de sua irmã mais velha e agora vê a possibilidade de amar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário